24 C
Serra
terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Da cozinha de Audifax | Opinião do TN

Leia também

Cesan vai deixar bairros da Serra sem água nesta terça (28)

Moradores de algumas comunidades da Serra ficarão sem água nesta terça-feira (28). Isso porque a Companhia Espírito Santense de...

Praia do Barrote, em Jacaraípe vai receber parque itinerante de diversão

Nesta quinta (30) vai ter ação na praia de Jacaraípe, na Serra. É que o Parque de Farrapos estará...

Por conta de chuva e maré, trecho da ES-010 começa a ceder em Jacaraípe

Quem for passar pela rodovia ES-010, no trecho que fica na Curva da Baleia, entre Manguinhos e Jacaraípe, precisa...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

A disputa pela sucessão do prefeito Audifax Barcelos (Rede) incendiou o plano político local. É cada vez maior a chance de um ‘escolhido’ vir de dentro da máquina pública. Quem saiu na frente foi o coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol (Rede) – apesar de ser muito reticente em tratar do assunto.

Isso serviu como gasolina na disputa interna do secretariado de Audifax. Trata-se de uma divisão: de uma lado, um grupo de secretários (e demais servidores) associados a Jolhiomar; e, de outro, ligados a Igor Elson, titular da Secretaria de Serviços e outro postulante à sucessão do chefe.

A história de relacionamento entre Jolhiomar e Audifax já foi tratada por aqui na semana passada. Já Igor é mais recente na vida do prefeito. No entanto, isso não impediu que nos últimos anos ele tivesse um crescimento meteórico. No segundo mandato de Audifax (2013-2016), Igor foi seu segurança pessoal e motorista. Inclusive, foi ele quem encaminhou o prefeito ao hospital naquele momento, em 2016, quando Audifax foi internado com risco iminente de morte causado por pneumonia.

Já neste terceiro mandato, Igor explodiu: tornou-se subsecretário de Defesa Social e, em poucos meses, virou secretário de Serviços – uma das pastas que mais carrega recursos do orçamento e, historicamente, nascedouro de lideranças políticas.

Agora, os grupos de Jolhiomar e Igor travam uma briga silenciosa por dentro dos meandros da máquina. A intenção é ser o nome de sucessão ou figurar como um vice numa chapa negociada por Audifax. Administrativamente, a Prefeitura tem um corpo de secretários razoavelmente conciso; mas, politicamente, predominam duas correntes internas explicitadas nesses dois citados no texto.

É natural. Basta lembrar que no período de sucessão de Sérgio Vidigal, de onde Audifax emergiu, havia três correntes: a do próprio Audifax (então secretário de Educação), a de Carlos Manato (Serviços) e a deIzael (Obras).

Apesar dessa disputa interna, vale ressaltar que é grande, também, a possibilidade de nenhum dos dois serem escalados. Até porque o objetivo primordial de Audifax é impedir que Vidigal volte a ser prefeito. E para isso, se for necessário, o prefeito pode tomar qualquer rumo. Mas o ‘racha’ está colocado e a pré-eleição segue esquentando a vida política da Serra.

Comentários

Mais notícias

Praia do Barrote, em Jacaraípe vai receber parque itinerante de diversão

Nesta quinta (30) vai ter ação na praia de Jacaraípe, na Serra. É que o Parque de Farrapos estará na Praia do Barrote, em...

Por conta de chuva e maré, trecho da ES-010 começa a ceder em Jacaraípe

Quem for passar pela rodovia ES-010, no trecho que fica na Curva da Baleia, entre Manguinhos e Jacaraípe, precisa ficar atento, pois uma parte...

Fortes ondas destroem avenida de praia da Serra | Veja vídeo

Moradores da comunidade de Marbella, na região de Nova Almeida, levaram um baita susto neste final de semana. As fortes ondas do balneário destruíram...

Mais de 130 vagas para cursos gratuitos na Serra

Nesta terça-feira (28), serão abertas 136 vagas para cursos gratuitos na Serra. Os moradores do município poderão se candidatar para as seguintes oportunidades: auxiliar...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem