E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Economia capixaba cresce mais que o dobro do Brasil

Compartilhe:
Economia capixaba cresce no ritmo mais acelerado dos últimos quatro anos e supera em mais que o dobro a média nacional. Crédito: divulgação.
Compartilhe:

A economia capixaba fechou o primeiro trimestre de 2026 com crescimento de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, resultado que coloca o Espírito Santo bem acima da média brasileira no mesmo intervalo, de 1,8%. Os dados são do Indicador Trimestral de PIB, divulgado em junho pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O número confirma uma trajetória que vem ganhando força. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o estado registrou alta de 4,8%, contra 2% do Brasil. É o melhor desempenho capixaba nesse recorte em 16 trimestres. No acumulado do ano, também em 5%, o resultado é o mais expressivo nos últimos 17 trimestres.

O motor desse desempenho foi a indústria. O setor cresceu 11,8% no acumulado do ano, puxado principalmente pela indústria extrativa, que avançou 36,2%. A extração de petróleo subiu 35,7%, a produção de gás natural saltou 123,2%, e a pelotização de minério de ferro pela Vale e pela Samarco registrou altas de 35,1% e 18%, respectivamente. Os serviços também contribuíram, com crescimento de 2,5%, com destaque para o comércio varejista ampliado (+5,1%) e serviços prestados às famílias (+3,6%). A agropecuária recuou 2,6%.

Em termos nominais, o PIB capixaba totalizou R$ 61,3 bilhões no trimestre. O acumulado nos últimos quatro trimestres chegou a R$ 253,1 bilhões, dentro de uma trajetória nominal que segue em alta desde 2023.

A comparação com o Brasil reforça a singularidade do momento. Em três das quatro bases de comparação analisadas, o Espírito Santo superou a média nacional. A única exceção foi na variação frente ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal: o estado ficou estável (0,0%), enquanto o Brasil cresceu 1,1%.

Ainda assim, o cenário geral é de expansão sustentada. Enquanto o país desacelera nos últimos quatro trimestres, o Espírito Santo registra o quarto aumento consecutivo no ritmo de crescimento nesse recorte, consolidando uma curva de aceleração que não encontra paralelo nos dados recentes da economia estadual.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também