Amigo leitor,
Na última semana foi noticiada a divulgação de mais de 200 mil imagens publicadas no Snapchat, aplicativo que virou moda entre adolescentes e jovens, pois permite o envio de imagens por um curto período de tempo.
O aplicativo Snapchat, a princípio, promete acabar com o conceito que tudo o que é publicado pode ser compartilhado no meio digital, e para garantir isso deixa por, no máximo, 10 segundos as publicações disponíveis.
Acreditando nessa promessa, muitos adolescentes e jovens estão utilizando o aplicativo para realizar o “sexting”, divulgação de fotos íntimas e sensuais através de smartphones. Todavia, embora realmente o aplicativo indisponibilize a imagem após 10 segundos, esse tempo é mais que suficiente para que o destinatário da mensagem capture o conteúdo da tela via print screen, ou seja, é um erro achar que essas fotos não serão compartilhadas.
Além disso, sempre existirá a possibilidade de um hacker invadir um dos servidores onde as imagens ficam armazenadas (embora indisponíveis) e copiar milhares de fotos com o objetivo de divulgá-las ou até mesmo chantagear as pessoas que tiveram suas fotos íntimas capturadas.
Outro perigo do Snapchat é que as “conversas” são feitas por meio de imagens ou vídeos. Nada de “Oi, tudo bem?”; no aplicativo, o negócio é enviar uma foto ou vídeo para transmitir o que você quer dizer, mas é possível escrever e até desenhar sobre as fotos.
E ainda tem mais um detalhe: não é possível enviar imagens ou vídeos salvos no celular. O usuário precisará tirar a foto ou gravar o vídeo na mesma hora, o que favorece ações impensadas.
Não existe ambiente totalmente seguro para produzir ou armazenar fotos íntimas, assim a melhor forma de evitar que a sua intimidade seja compartilhada na Web é não produzir em hipótese alguma esse tipo de material.
Telhado se conserta com o tempo bom, não espere uma tempestade de constrangimento na sua vida pessoal ocorrer. NÃO TIRE FOTOS ÍNTIMAS! Um bom final de semana.
Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais. Contatos para palestras: eduardo.virtual@hotmail.com