Problemas na conta de água, luz ou telefone? Com o intuito de garantir modernidade, segurança e agilidade nas demandas dos consumidores capixabas, a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado Vandinho Leite (PSDB), em conjunto com o Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), está lançando um canal para recebimento de denúncias e reclamações de forma totalmente digital.
Por meio do endereço eletrônico www.procon.al.es.gov.br, o cidadão pode relatar o problema a ser solucionado, anexar documentos e acompanhar todo o andamento da ocorrência.
A ferramenta foi idealizada em uma ação em que participaram a Comissão de Defesa do Consumidor, o Procon-Ales e a diretoria de tecnologia da informação da Casa.
Comemorando essa importante conquista, com a marca de seus primeiros meses à frente da Comissão de Defesa do Consumidor, Vandinho ressaltou a importância de mais esse canal, totalmente digital, na facilitação do acesso aos serviços oferecidos pelo Legislativo capixaba.
“É um legado que a gente deixa para população, pois o Procon On-line é uma ferramenta que estará à disposição, independente de quem ocupar esse espaço no futuro. Os consumidores capixabas estão sempre enfrentando problemas com serviços básicos, como abastecimento de água, energia elétrica e gás de cozinha, por exemplo. Esse é um canal a mais, que chega para ajudá-los sem que eles precisem sair de casa, especialmente nesse período tão difícil de pandemia”, disse.
Já sobre a estrutura para atender às demandas que chegarem ao Procon da Ales por meio do atendimento digital, o deputado explica que haverá uma equipe de servidores da Casa especializada no atendimento ao consumidor.
“É importante que a população procure seus direitos. Fazendo isso por meio da Assembleia, é melhor ainda, pois nós, enquanto deputados, podemos usar nosso mandato para corrigir essas distorções nas relações de consumo, por meio de projeto de lei ou mesmo de diálogo com os órgãos competentes”, completou Vandinho.
Agendamento
Além do atendimento feito de forma digital, a população também pode realizar agendamentos por meio do “Serviços ao Cidadão”, no site da Assembleia. Na página há três campos a serem preenchidos com informações sobre o tipo de serviço, a data e o horário de atendimento. Em seguida, o cidadão precisa preencher o formulário com seus dados pessoais, informando nome, CPF, e-mail e telefone de contato. Para finalizar, é necessário clicar no ícone “Agendar”.
Após esses procedimentos o usuário receberá um e-mail, onde deve confirmar o agendamento. Caso não faça isso, o serviço será cancelado.