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Conheça o currículo de cada secretário escolhido por Vidigal para a Prefeitura da Serra

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Vidigal em reunião com secretários. Foto: Edson Reis

A Serra está sob nova gestão. Sergio Vidigal foi empossado como Prefeito da Serra no dia 1° de janeiro deste ano. Junto com ele, no mesmo dia, os secretários escolhidos assumiram seus cargos. E para ajudar os moradores a conhecerem melhor o currículo e quem são os comandantes das 18 pastas do Município, o TEMPO NOVO preparou uma lista com informações sobre cada um.

Conforme já havia sido noticiado, Vidigal cumpriu sua promessa dada logo após a vitória como prefeito da cidade. Ele diminuiu o número das secretarias da prefeitura, que saíram de 24 para 18. Os nomes foram anunciados no decorrer do mês de dezembro e toda a lista ficou completa no dia 31 de dezembro de 2020.

Dos nomes, seis são mulheres: Sheila Cruz (Saúde), Gracimeri Gaviorno (Políticas Públicas das Mulheres), Deyse Lemos (Gestão e Recursos Humanos), Fabíola Zardini (Comunicação), Lilian Mota (Cidadania e Políticas Públicas) e Juliana Prado Costa (Planejamento, Orçamento e Gestão).

O restante são homens e de todos os secretários, apenas alguns são moradores da Serra. Como, por exemplo, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Alessandro Bermudes, e a delegada aposentada Gracimeri Gaviorno.

Quadro técnico e sem indicações políticas, diz Vidigal

Vale lembrar que o chefe do Executivo garantiu que o critério para a indicação dos secretários foi totalmente técnico e não houve interferência política durante essa fase de escolhas. Sobre a maioria não morar na cidade onde irão trabalhar, Vidigal disse que todos os futuros secretários já ocuparam posições de gestão na esfera estadual, por isso, ‘tem experiência e conhecimento’ sobre as demandas da Serra, já que é uma das principais cidades do Estado.

Reunião com secretários

Logo após ser empossado na Câmara da Serra no dia 1° de janeiro, Vidigal se reuniu com os 18 escolhidos e já começou a traçar planos para o Município. No dia 2 de janeiro, houve outra reunião, onde foram definidos planejamentos, com foco principal na redução de despesas devido à pandemia de coronavírus.

Conheça o currículo de cada secretário (a):

Secretária de Saúde: Sheila Cruz

Sheila Cruz foi escolhida para assumir a Secretaria de Saúde. Ela é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Severino Sombra/RJ e Mestre em Saúde Coletiva pela UFES. Além de especialista em Gestão e Atenção à Saúde pelo Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral – São Paulo/SP, enfermeira da Saúde Coletiva, especialista também em Formação Pedagógica na área de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ/UFES.

Antes de se tornar secretária, Sheila atuava como enfermeira Sanitarista da Gerência de Atenção à Saúde na Prefeitura de Vitória. Ela tem experiência em Gestão Pública, Mediação/Apoio Institucional nos serviços de saúde na área temática saúde da mulher e criança, Saúde Coletiva e Estratégia de Saúde da Família.


Secretário de Desenvolvimento Econômico: Benoni Antônio Santos

Benoni Antônio é quem assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Economista formado pela Universidade de São Paulo, já foi Gerente financeiro da AFECC, Diretor Administrativo da Associação dos Empresários da Serra e atualmente desenvolve atividades de consultoria e gestão de projetos no Estado do Espírito Santo.


Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: Claudio Denicoli

Claudio Denicoli é o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. É Engenheiro Civil, formado pela UFES, e Pós Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo IFES. Tem experiência na iniciativa privada e também no poder público. Já atuou na Serra anteriormente, como Secretário de Meio Ambiente, e também foi Presidente do IEMA – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Cariacica.


Secretária de Políticas Públicas das Mulheres: Gracimeri Gaviorno

Gracimeri Gaviorno é a Secretária de Políticas Públicas das Mulheres. É especialista em Segurança Pública e em Processo Civil, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais e Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais.

Delegada aposentada, foi Superintendente de Polícia Técnico-científica e Delegada Chefe da Polícia Civil do ES. Foi também Subsecretária Estadual da Segurança Pública e de Direitos Humanos do ES.


Presidente do Instituto de Previdência da Serra: Alessandro Comper

O Presidente do Instituto de Previdência da Serra é o advogado Alessandro Comper. Ele atuou no Governo do ES como Subsecretário da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Foi também Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.


Secretário de Segurança: Fabrício Dutra

Fabrício Dutra assumiu a Secretaria de Segurança. É Delegado da Polícia Civil, bacharel em Direito e Pós Graduado em Gestão e Políticas em Segurança Publica pela Faculdade Estácio de Sá.

Foi o primeiro Delegado do ES a compor o quadro da Força Nacional de Segurança, após curso de Instrução e Nivelamento de Conhecimento (INC) na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Coordenou o Grupo de Operações Táticas da Polícia Civil do ES, dirigiu o Departamento Especializado em Narcóticos – DENARC e foi delegado responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, localizada no Aeroporto de Vitória. Nas últimas eleições, foi o Delegado do Núcleo de Combate a Corrupção Eleitoral, do TRE. Dutra também esteve à frente da Secretaria de Defesa Social de Cariacica, de 2014 a 2016.


Secretário da Fazenda: Henrique Valetim

Henrique Valentim assumiu a Secretaria da Fazenda. Ele é advogado, Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal e Técnico Contábil. Foi Secretária da Fazenda e Secretário de Administração da Prefeitura de Vitória. Foi também diretor da ABRASF – Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais.


Secretária de Gestão e Recursos Humanos: Deyse Lemos

Dayse Lemos está à frente da Secretária de Gestão e Recursos Humanos. É economista. Atuou no Governo do ES em vários momentos, tendo sido Secretária de Gestão e Recursos Humanos, Secretária da Cultura e Subsecretária de Economia e Planejamento. Foi também gerente-geral do Ministério Público do ES.


Procurador-Geral: Harlen Marcelo Pereira de Souza

Harlen Marcelo Pereira de Souza foi escolhido para ser o Procurador-Geral da Prefeitura da Serra. É advogado, com especializações em Direito Processual Civil, pela FDV, e Direito e Processo do Trabalho, pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do ES e Procurador do Estado do ES.


Controlador-Geral: Victor Leite Wanick

A Controladoria de Governo ficou na responsabilidade de Victor Leite Wanick. Formado em Direito, já foi subsecretário de saúde no Governo do Estado e hoje é Auditor Fiscal do Estado do Espírito Santo.’


Secretário de Infraestrutura e Mobilidade: Halpher Luiggi

Halpher Luiggi é o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Foi Diretor Geral do DER/ES e do DNIT.


Secretário de Educação: Alessandro Bermudes

O Secretário de Educação é Alessandro Bermudes. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, é professor há 27 anos de instituições públicas e privadas e atuou há 10 anos como professor efetivo do IFES Campus Serra.


Coordenadoria de Governo: Neto Barros

Neto Barros foi escolhido para ser o responsável pela Secretaria de Governo. Advogado e Ouvidor Geral, já foi secretário municipal de Controle Interno e secretário municipal de Assistência Social no município de Vila Velha e exerceu o cargo de prefeito de Baixo Guandu, por dois mandatos.


Secretário de Economia Criativa: Thiago Carreiro

O vice-prefeito Thiago Carreiro está à frente da Secretaria de Economia Criativa. Thiago é formado em Administração e em Tecnologia da Informação. É empreendedor e membro do Instituto Líderes do Amanhã, que forma jovens Líderes para melhorar o ambiente de negócios do Espírito Santo.

Em 2019 foi um dos 900 selecionados entre 31 mil inscritos para estudar política pública no Renova Br.


Secretária de Comunicação: Fabíola Zardini

Fabíola Zardini Ribeiro é quem assumiu a Secretaria de Comunicação. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui pós-graduação em Letras e aperfeiçoamento em audiovisual e novas mídias pela mesma instituição federal. Há 17 anos no mercado da comunicação capixaba, possui experiência em assessoria e marketing digital no serviço público, tendo atuado com Diretora Multimídia da Superintendência de Comunicação do Estado do Espírito Santo, e na iniciativa privada, bem como experiência como professora universitária.


Secretário de Serviços: Enio Bergoli

O Secretário de Serviços é Enio Bergoli. Ele é Pós-Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Agrônomo, formado pela UFES. Atuou no Governo do ES como Secretário de Gerenciamento de Projetos e como Secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Foi ainda presidente do Incaper, e Diretor-Geral do DER – Departamento de Estradas de Rodagem do ES.


Secretária de Cidadania e Políticas Públicas: Lilian Mota

Lilian Mota foi escolhida para ser a Secretária de Cidadania e Políticas Públicas. Ela é assistente social, pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela EMESCAM. Graduada em Serviço Social pela EMESCAM e graduada em Direito pela FAESA.

Lilian também é servidora pública e atualmente atua como Gerente da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social-SETADES na gestão da política pública de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade para as pessoas em vulnerabilidade social.


Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão: Juliana Prado Costa

Quem assumiu a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão foi Juliana Prado Costa. Engenheira e economista, já atuou como Gestora de Projetos do Estado e foi subsecretária de Planejamento e Orçamento na Prefeitura de Aracruz.

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