• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados
20.7 C
Serra
sábado, 12 junho - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 63.562 casos
  • 1.352 mortes
  • 61.622 curados

Comissão popular vai fiscalizar obras da nova Abido Saadi e do Contorno de Jacaraípe

Leia também

Ministro de Bolsonaro cita a Serra e divulga vídeo da obra do Contorno do Mestre Álvaro

Na última sexta-feira (11) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas publicou um vídeo em suas redes sociais,...

Atenção: Serra ainda tem vagas para vacinas de Covid (1° e 2° dose) e Influenza

A Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Saúde, informa que das vagas abertas nesta sexta-feira (11),...

Serra retoma aulas presenciais para 14 mil alunos do 6º ao 9º ano e EJA

  As atividades para os alunos da rede municipal de educação da Serra que estão cursando entre o 6º e...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Obra do Contorno de Jacaraípe

Uma comissão popular, formada por membros da sociedade civil organizada, foi criada no último dia 05 pela Frente Parlamentar das Parcerias Público-Privadas (PPP), presidida na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Bruno Lamas (PSB), para fiscalizar duas obras importantes na Serra: a revitalização da Avenida Abido Saadi e o Contorno de Jacaraípe. Ambas foram licitadas recentemente.

A avenida Abido Saadi é a denominação de um trecho da ES-010, que compreende o trevo de Manguinhos até a praia de Capuba, em Jacaraípe. A obra, que está orçada em R$ 49 milhões, será realizada em 7 Km da via e inclui: asfalto novo, duplicação, colocação de pontos de ônibus, sinalização semafórica, iluminação e trânsito humanizado.

Os serviços já estão em andamento, tendo sido iniciados o levantamento da topografia e a análise do solo, para depois começarem as obras físicas. “Esta comissão vai conhecer nos próximos dias o projeto da obra, que será motivo de uma audiência pública”, informou Bruno, lembrando que o primeiro ponto a ser restaurado é a Ponte de Jacaraípe.

O outro empreendimento a ser fiscalizado é a conexão do Contorno de Jacaraípe com a ES-010, ligando o bairro a Nova Almeida. Serão gastos R$ 100 milhões com uma obra estruturante, que irá tirar o tráfego pesado de dentro de Jacaraípe, deixando a ES-010 para ser uma pista local e para o turismo. A nova ES-115 – como será chamada a nova rodovia – inclui ciclovia e passeio, além de viadutos.

Transparência

Para garantir transparência na tomada de decisões, o bom uso dos recursos públicos e a qualidade das obras, Bruno convidou, durante reunião virtual, entidades representativas da sociedade civil organizada, que contam com empresários, comerciantes, advogados, lideranças comunitárias e moradores, para atuar na fiscalização das duas obras.

A reunião do colegiado contou com a presença do presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), José Carlos Rizk Filho, e do presidente da 17ª Subseção da OAB/ES (Serra), Ítalo Scaramussa; além de representantes de entidades de moradores, vereadores e outras lideranças do município serrano.

Confirmaram presença na comissão: a OAB Serra, a Associação Comercial e Empresarial de Jacaraípe (Acejac), a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), a Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), a Associação dos Empresários da Serra (Ases), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e a Câmara da Serra, dentre outros.

Os representantes populares e da sociedade civil da Serra manifestaram satisfação com o início das obras, afirmando que os benefícios alcançarão os habitantes, o comércio, o turismo e o fluxo de veículos. Na reunião foi definida a formação inicial da comissão, que ainda poderá ser ampliada.

A composição da comissão 

O grupo será formado especialmente por representantes de organizações de  moradores, vereadores e órgãos como a OAB e o Crea. Confira a composição:

– 17ª Subseção da OAB/ES (Serra);

– Federação das Associações dos Moradores do Estado do Espírito Santo (Famopes);

– Associação Comercial e Empresarial de Jacaraípe (Acejac);

– Assembleia Municipal do Orçamento (AMO);

– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES);

– Associação dos Empresários da Serra;

– Renata Sepulcro, da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams);

– Dudu Morais, da Associação dos Moradores do Parque Jacaraípe;

– Gildo Araújo de Andrade, morador da região da Castelândia;

– Vereadores da Serra: Professor Rurdiney (PSB), Anderson Muniz (Podemos) e Raphaela Moraes (Rede).

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!