Castração de animais será debate de audiência pública na Câmara da Serra nesta quinta

0
Castração de animais será debate de audiência pública na Câmara da Serra nesta quinta
A castração evita ninhadas indesejadas e ajuda no controle da população de animais de rua. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (19), haverá uma audiência pública na Câmara da Serra, às 17h, para discutir sobre a situação dos animais na cidade. A pauta será castração de cães e gatos, baseada na lei municipal nº 4583, que existe desde 20 de setembro de 2016 e nunca foi colocada em prática. O evento é aberto a toda a sociedade que, inclusive, terá voz para falar durante a audiência.

A lei municipal fala da criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), o qual não saiu do papel e está travado desde que a lei foi publicada. Além disso, a norma fala do Programa Permanente de Proteção e Defesa dos Animais no Município da Serra, que em um de seus parágrafos pontua “estabelecer parcerias e ações que visem facilitar o acesso da população com baixa renda, grupos de proteção e protetores independentes que atuam no Município, a cirurgias de castração de animais e demais procedimentos que busquem a proteção e o bem-estar animal”.

“Nós queremos entender se a lei existe, porque ainda não foi colocada em prática? Hoje nós temos uma quantidade de animais de rua exorbitante e alguma coisa precisa ser feita. A cobrança de ongs e ativistas da causa animal é a castração em massa e nós vamos brigar por isso, pois entendemos que faz parte de uma política pública de bem estar animal, não só para controle da população de cães e gatos de rua, mas também por uma questão de saúde pública”, destaca o vereador Pastor Ailton (PSC).

Castração de animais será debate de audiência pública na Câmara da Serra nesta quintaA vereadora Quelcia Mara (PSC) disse que está na causa animal há algum tempo e já ajuda quem a procura. “Esta é uma das minhas bandeiras. A minha parte como ser humano eu faço. Para estar nesta luta precisa gostar do animal. Tivemos uma reunião com o prefeito Audifax em julho, com a presidente da Adada, Glória Cunha e de diversas secretarias da Prefeitura da Serra. Cobramos o prefeito que o município faça este ano ainda, castração de animais de rua, temos muitos cães e gatos abandonados. Audifax é sensível a causa e propomos parcerias com clínicas privadas. Vamos enviar emendas parlamentares para ajudar nesse sentido. O que não podemos é deixar a situação como está. Esperamos que o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais seja efetivado e que tenhamos aí um Fundo de Bem Estar Animal!”, conta.

Outro vereador que estará a frente da audiência é Roberto Catirica (PHS). “Nós precisamos cuidar dessa situação urgentemente. É muito mais que bem-estar animal, é saúde pública. Estamos sensíveis a esta causa e queremos resolver o problema. Nosso papel é esse e vamos lutar e cobrar para que as castrações comecem a ser feitas na Serra. Em meu mandato já apresentei projetos para a área, inclusive o de um cemitério para animais e vamos continuar propondo políticas públicas neste segmento”.

A Serra possui cerca de 75 mil animais. Destes, aproximadamente 15 mil cães estão abandonados nas ruas. Os gatos são em torno de 11 mil, sendo 10% na rua.

 

 

Comentários