E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Vôlei gratuito para idosos abre espaço para novos participantes na Serra

Pessoas a partir dos 55 anos podem participar gratuitamente de aulas de vôlei adaptado na Serra.
Compartilhe:
vôlei para idosos na Serra
Pessoas a partir dos 55 anos podem participar gratuitamente de aulas de vôlei adaptado oferecidas na Serra. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

Nunca ter praticado o esporte não é problema. Pessoas a partir dos 55 anos podem participar gratuitamente de aulas de vôlei adaptado oferecidas na Serra.

A atividade faz parte do Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF), da Secretaria de Saúde. Atualmente, as aulas acontecem em Valparaíso, Barcelona e Jacaraípe.

Uma das novas participantes é Neusa Tureta, de 75 anos. Até pouco tempo, ela nunca havia pegado em uma bola de vôlei.

Mesmo assim, decidiu experimentar a modalidade e aprovou a experiência.

“Nunca antes eu tinha pegado em uma bola. Hoje estou aqui no vôlei e estou adorando”, contou ao Tempo Novo.

Além dos exercícios, Neusa destaca a convivência criada durante as aulas.

“A gente precisa socializar, se enturmar. Isso é muito importante em qualquer idade”, afirmou.

A experiência ganha destaque nesta quinta-feira (1º), quando é celebrado o Dia do Idoso.

Vôlei adaptado para idosos na Serra

O vôlei adaptado é uma das atividades oferecidas pelo PROEF para estimular a prática de exercícios e a convivência entre os participantes.

Em Valparaíso, a modalidade é novidade. No entanto, o esporte já faz parte da programação em outras regiões da Serra.

As aulas são voltadas para pessoas com 55 anos ou mais.

Em Valparaíso e Barcelona, os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas.

Já em Jacaraípe, as atividades são realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 16h30.

Para participar, o interessado deve procurar os profissionais do programa diretamente nos dias e horários das aulas.

Exercícios respeitam o limite de cada participante

As atividades são realizadas de forma gradual. Dessa forma, cada participante pode acompanhar os exercícios de acordo com suas condições físicas.

Segundo o professor Deni Wesley Segantini, o objetivo é incentivar o movimento sem ultrapassar os limites de cada pessoa.

“Aqui é tudo com calma. O importante é ter atenção, respeitar o próprio corpo e não parar. Seja qual for a idade, é importante praticar atividade física para se fortalecer”, explicou.

Aposentadoria levou morador da Serra para o vôlei

Para Luiz Gomes Costa, de 70 anos, o vôlei adaptado já faz parte da rotina há sete anos.

Após se aposentar, ele passou a sair pouco de casa. Por isso, inicialmente resistiu ao convite para participar das aulas em Barcelona.

“Quando me chamaram, achei difícil e pensei: ‘Não vou, não’. Insistiram comigo, eu fui e foi a melhor coisa que poderia ter feito”, lembrou.

Segundo Luiz, a mudança trouxe reflexos positivos para sua rotina.

“Minha saúde melhorou e meu rendimento melhorou muito”, contou.

Atualmente, além do vôlei adaptado, ele também pratica pilates.

Porém, para Luiz, um dos maiores benefícios foi voltar a conviver com outras pessoas.

“Sair, conhecer outras pessoas e estar no meio de outras pessoas ajuda muito. A gente vai ficando mais velho e não pode ficar isolado”, afirmou.

Como participar do vôlei para idosos na Serra?

As aulas são gratuitas e destinadas a pessoas com 55 anos ou mais.

Confira os locais e horários:

  • Valparaíso: terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas;
  • Barcelona: terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas;
  • Jacaraípe: segundas e quartas-feiras, a partir das 16h30.

Para entrar na turma, basta procurar os profissionais do PROEF durante os dias e horários das atividades.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também