Vítimas de nós mesmos

Compartilhe:

Não há rumores e nem exageros, estamos oficialmente em alerta de escassez hídrica em todo o Espirito Santo. Para simplificar: nossos rios estão secando. Não há mais a possibilidade de esbanjar água e energia.
Para quem pensava que esse era um problema de São Paulo, saiba que esse alerta vai se tornar internacional porque quando se trata de recursos naturais não existe “lá e cá”, não existe “nós e eles”; estamos todos no mesmo barco. A moderna cidade de Los Angeles, casa de Hollywood, também sofre com escassez e racionamento de água, provando que ninguém está a salvo.
Os ambientalistas e estudiosos dos Estados Unidos culpam o consumo excessivo de carne: são milhares de litros por dia para alimentar uma criação desenfreada de animais para suprir a demanda diária por fast food e churrasco. E aqui o estilo de vida não muda muito: consumimos dez vezes mais comida e energia do que consumíamos 50 anos atrás.
Será que nossas necessidades aumentaram ou é apenas o nosso modelo de vida onde tudo é descartável, fácil e o desperdício é sinal de sucesso? Áreas de preservação são consideradas uma barreira ao lucro e ao “progresso” das indústrias, que fazem de tudo para que leis ambientais sejam desconsideradas. Com algumas verdinhas de dinheiro tudo é possível? Acontece que quando acaba o verde da natureza, o verde ou azul do dinheiro pouco vai valer, ou nada.
Não dá para fabricar uma floresta sem sementes, e nem um rio sem água. As campanhas de conscientização ambiental soam como uma caridade que fazemos ao planeta e aos animais. “Salve a Amazônia”, elas dizem. Pode parecer na hora que quem sofre é apenas a planta ou animal, mas somos nós as nossas próprias vítimas.
Não é questão de salvar o planeta, o planeta vai seguir em frente e se regenerar sem os humanos, somos nós que precisamos ser salvos de nós mesmos. Uma boa opção é fazer contato com o Pajé de alguma das poucos tribos indígenas que restam, quem sabe ele pode trazer uma chuvinha.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também