Serra, 22 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 30 de Janeiro de 2018 às 16:29

Tratamento para hanseníase de graça em 4 unidades de saúde da Serra


O tratamento é realizado nas unidades de Boa Vista, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede. Foto: Agência Brasil

Manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés. Estes são alguns sintomas da hanseníase.

E na Serra, tem tratamento gratuito para a doença em quatro unidades regionais de saúde onde a medicação é fornecida gratuitamente. São elas, Unidade Regional de Boa Vista, Unidade Regional de Jacaraípe, Unidade Regional de Serra Dourada e Unidade Regional de Serra Sede.

Quem apresentar algum dos sinais ou sintomas citados pode procurar a unidade de saúde de sua referência para uma avaliação. Caso a avaliação se confirme, o paciente é encaminhado para tratamento com o médico especialista por meio das unidades regionais.

A preocupação é o grande número de pessoas diagnosticadas tardiamente e o percentual ainda baixo de realização de exames nas que convivem no mesmo domicílio com os portadores da hanseníase.

Mês de Combate à Hanseníase

Durante o mês de janeiro, a Sociedade Brasileira de Hanseníase promoveu a campanha “Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase”. O último domingo do mês é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma das doenças de pele que acomete grande parcela da população. As informações são da Prefeitura da Serra.

Saiba Mais

A hanseníase é uma doença comum no Brasil, causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas.

A hanseníase é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por