23.6 C
Serra
sexta-feira, 03 de julho de 2020

Teste de HIV no Terminal de Carapina nesta terça

Leia também

Viviane Miranda fará segunda live solidária no dia 12 de julho

A cantora Viviane Miranda, moradora de Feu Rosa, na Serra, fará sua segunda live solidária no próximo dia 12...

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do...

Serra ultrapassa oito mil casos confirmados de coronavírus e atinge 320 mortes

Seguindo na liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Na Serra, as ações começam na terça no Terminal de Carapina e quem quiser pode fazer teste de Aids na hora. Foto: Divulgação
Na Serra, as ações começam na terça no Terminal de Carapina e quem quiser pode fazer teste de Aids na hora. Foto: Divulgação

Amanhã (1º) é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids – data eleita para apoiar os portadores do vírus HIV para conscientizar sobre a importância da prevenção à doença. A principal via de transmissão da doença é a sexual, sem prevenção. Mas uso de agulhas compartilhadas, momento do parto e aleitamento materno também são formas de transmissão.

E nesta semana algumas ações estarão sendo promovidas por instituições para conscientizar as pessoas tanto na prevenção à doença, quanto no trato com os portadores do vírus.

O Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), instituição filantrópica que fica em Bairro de Fátima e apoia portadores da doença vai promover ações na Serra e em outros municípios. O foco da campanha é o diagnóstico precoce da doença e início do tratamento.

Na Serra, as ações começam na terça (1º), das 8h às 16h, no Terminal de Carapina. No local acontecerá  distribuição de panfletos educativos e preservativos e quem quiser pode fazer também seu teste rápido de Aids na hora.

Já em Bairro de Fátima, às 16h, serão feitas ações de intervenção educativa aos empresários e funcionários da avenida José Rato.

Acontecem também oficinas de prevenção na Escola Estadual Clotilde Rato, às 18h, e no Sesi/Senai – Civit, às 19h, voltadas aos educadores e estudantes do noturno.

A prefeitura da Serra não vai promover nenhuma ação específica voltada à data, mas informa que são distribuídas camisinhas masculinas em todas as 40 unidades de saúde, na recepção ou na farmácia. Também há distribuição na Maternidade de Carapina e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), basta apresentar a identidade.

O uso do preservativo reduz para 5% o risco de contaminação da doença é o meio mais eficaz de evita-la, inclusive outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quem quiser fazer o exame anti-HIV e toda a triagem de DSTs, deve procurar uma unidade de saúde ou Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis Aids e Hepatites Virais do município, que fica em Bairro de Fátima, munido de qualquer documento com foto. Não é preciso encaminhamento médico para os exames.

O atendimento nesses locais é sigiloso e os profissionais da saúde orientam sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo.

Cuidados ao usar camisinha:

– Não use se a validade estiver vencida.

– Só abra a embalagem na hora de usar.

– Não utilize tesouras ou objetos perfurocortantes para abrir a embalagem.

– Só use lubrificantes à base de água.

– Nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo.

Serviço:

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s

Rua Homero Pimentel Lopes, Rosário de Fátima.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

CAC – Centro de Apoio ao Cidadão

Rua Pedro Álvares Cabral, nº 340, Bairro de Fátima.

Tel.: (27) 3238-0684

Comentários

Mais notícias

Como fica o direito da gestante a um acompanhante no momento do parto durante a pandemia

O direito a um acompanhante durante o parto é garantido pela lei federal nº 11.108 de 2005 (lei do acompanhante), que alterou a lei...

Serra ultrapassa oito mil casos confirmados de coronavírus e atinge 320 mortes

Seguindo na liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de oito mil moradores infectados e...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!