Sites de Compras Coletivas

Compartilhe:

Os sites de compras coletivas se tornaram um dos canais preferidos dos internautas que buscam produtos e serviços com descontos. Modelo de negócio que, sem precisar investir quantias altas em marketing e propaganda, oferece ofertas de restaurantes, viagens, serviços, clínicas, roupas, acessórios, entre outros, e que virou febre no Brasil, conquistando milhões de consumidores.

Nos sites como Groupon, Peixe Urbano, Imperdível, ClickOn, Bagatela e outros, podemos encontrar verdadeiras pechinchas, que se por um lado beneficiam o consumidor, por outro lado estimulam a compra por impulso.

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), atraso na entrega de produtos e até mesmo cláusulas abusivas são alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores. Por isso, para evitar aborrecimentos, antes de comprar um produto ou contratar serviço é preciso cuidados: I- Verificar se há o cadeado de segurança na barra inferior do navegador; II- Cuidado com as ofertas anunciadas por e-mail spam; III- Pesquise opiniões de amigos que já utilizaram o serviço ou procure informações com outros usuários antes de efetuar a compra; IV- Leia atentamente e imprima o termo de uso do site e informe-se também sobre a sua política de privacidade; V- Verifique o prazo de validade do cupom do serviço comprado e se há alguma condição especial de utilização (dia da semana, horário, prazo, etc.) e VI- Verifique também se as informações de identificação do fornecedor estão disponíveis. Em seguida, acesse o site da empresa e procure os termos de uso, CNPJ, telefone e endereço físico. Além disso, certifique-se que o produto ou serviço oferecido na promoção é o mesmo apresentado pelo fornecedor e compare o preço da oferta com o praticado no dia a dia.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também