
Valorizar a vida e agir com responsabilidade no trânsito são as principais mensagens do movimento internacional Maio Amarelo. Para demonstrar a importância desses valores, um simulado de acidente será realizado na próxima sexta-feira (30), às 9h30, na avenida Eudes Scherrer de Souza, na região de Laranjeiras.
O objetivo da ação do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT) é conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito. O simulado contará com a participação de agentes de trânsito, policiais, socorristas, bombeiros e outros profissionais da saúde e da segurança, por exemplo.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, ressalta o compromisso da gestão com a segurança no trânsito e destaca as ações desenvolvidas ao longo do Maio Amarelo.
“A segurança no trânsito é uma prioridade para a nossa gestão. Estamos realizando ações de conscientização durante todo o mês de maio e trabalhamos firmemente para reduzir os índices de acidentes e proteger a vida de todos que circulam pelas nossas ruas”, destaca.
O diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Fábio Alves, reforça a importância do simulado como ação educativa para promover a responsabilidade no trânsito.
“Esse tipo de simulado é fundamental para mostrar, na prática, as consequências de uma condução imprudente. Queremos sensibilizar motoristas, pedestres e ciclistas para que tenham mais atenção e responsabilidade no trânsito,” afirma.
Como acionar ajuda?
Caso você presencie um acidente, é importante agir rápido e saber quem chamar para garantir a segurança de todos. Saber a quem recorrer pode fazer toda a diferença para salvar vidas. Veja, abaixo, a quem acionar em caso de acidentes.
Para organizar o trânsito, proteger motoristas, ciclistas e pedestres, além de cuidar da remoção dos veículos, entre em contato com o Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT) pelos números (27) 3252-3711 ou (27) 98182-0220 (WhatsApp).
Para atendimento às vítimas, resgate e primeiros socorros, ligue para o Corpo de Bombeiros no 193. Em casos de emergência médica, principalmente quando há ferimentos graves, chame o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192. Se for necessário registrar uma ocorrência ou se houver crimes ou confusão no local, acione a Polícia Militar pelo telefone 190.