Serrano faz vaquinha para ir a Olimpíada de Matemática na Ásia representar o Brasil

0
Serrano faz vaquinha para ir a Olimpíada de Matemática na Ásia representar o Brasil
Guilherme Scopel ao lado do professor Robson. Foto: Divulgação

Um estudante do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) de Cariacica, morador do Parque Residencial Laranjeiras, foi convidado para representar o Brasil, a Serra e o Espírito Santo numa Olimpíada Internacional de Matemática, em Taiwan, na China.

Guilherme Scopel tem 17 anos, e esta é a segunda vez que ele é convidado para participar do evento. Em 2018, o estudante esteve na Tailândia, onde conquistou medalhas e menções honrosas no país asiático, na edição do evento daquele ano.

A mãe do aluno do Ifes, Gissely Scopel Lemos, conta que Guilherme, que cursa o terceiro ano em Técnico em Portos, conquistou este convite após ter tido um bom desempenho na etapa nacional da Olimpíada de Matemáticas sem Fronteiras. Três turmas do Ifes de Cariacica foram convidadas a integrar parte da delegação brasileira que irá para a cidade de Taipe, em Taiwan.

Só que os estudantes esbarram numa das maiores dificuldades encontradas pela maioria dos brasileiros: a financeira. Para viajar para a Ásia, uma vakinha online foi criada para tentar arrecadar dinheiro para pagar passagens e gastos com estadia e alimentação. “A prova aqui no Brasil é feita em grupo. Duas turmas conquistaram a medalha de prata e a turma do Guilherme obteve a medalha de ouro. No ano passado conseguimos pagar as despesas, e na ocasião, somente sete conseguiram ir. Em 2019, nós não temos condições de arcar. O Ifes não consegue bancar, até fizeram um edital para tentar patrocínio. E nós estamos fazendo uma vaquinha online para tentar obter o valor necessário e poder representar nosso país junto a outros estudantes do mundo. Cada pai está se movimentando para conseguir ajuda de empresário ou patrocínio”, conta Gissely.

Serrano faz vaquinha para ir a Olimpíada de Matemática na Ásia representar o Brasil
Alunos do Ifes de Cariacica que foram em 2018 para Tailândia. Foto: Divulgação

O objetivo da vaquinha (clique aqui para ajudar) é arrecadar R$ 150 mil e até o momento conseguiram R$ 1.500. O Ifes também lançou um edital para tentar conseguir patrocinadores para levar os alunos para a Ásia Ocidental.

A etapa internacional da Aimo (Asia International Mathematical Olympiad) reúne alunos entre 15 e 18 anos e será realizada entre os dias 4 e 8 de agosto. A prova na Àsia, não é em grupo, é individual e é aplicada na língua inglesa.

Comentários