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Serra vai terceirizar cadastramento do CadÚnico, contratar call center e espera zerar fila em 2022

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Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Foto: divulgação/PMS

Entre as maiores demandas da população da Serra neste momento de alívio da pandemia, está o cadastramento ou atualização no CadÚnico, que é a principal porta de entrada para a população de baixa renda ter acesso aos diversos programas sociais oferecidos pelo poder público. Em 2020, os CRAS’s (que faz/atualiza o cadastro) ficaram fechados devido à pandemia, o que potencializou a demanda reprimida, que já vinha em escalada diante da crise econômica e o desemprego.

Em entrevista concedida ao Jornal TEMPO NOVO, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal disse que o município tem em média 57 mil famílias que dependem de fazer o Cadastro Único e 27 mil atualizações.

“Não é um percentual pequeno, e os CRAS’s ficaram fechados em 2020; o retorno foi com muita dificuldade porque os profissionais resistiram muito; precisavam de vacinação, queriam fazer atendimento online, mas não tínhamos estrutura para isso”, disse.

O prefeito ainda afirmou o serviço será reformulado. “Acabamos de fazer uma contratação de uma empresa que vamos duplicar a oferta de profissionais (cadastradores) do Cadastro Único”, anunciou Vidigal.

Ele justifica a medida de terceirizar a contratação de cadastradores pelo fato da obrigatoriedade dessa mão de obra ser qualificada pela Caixa Econômica Federal. “É um agravante, pois a Caixa é quem qualifica os entrevistadores que têm que ser habilitados. E a Caixa só vai abrir vagas a partir de 2022 para voltar a qualificar novos entrevistadores”.

De acordo com o prefeito, a empresa contratada já dispõe de mão de obra habilitada com o credenciado pela Caixa Econômica Federal.

Outro item importante é a possibilidade da contratação de um call center para atender melhor a população. “Vamos ter aquele robô eletrônico, quando você liga, ele já fala: prepara aí os documentos tal e tal… Já adianta o processo. Porque o que acontece é que o cadastrador hoje gasta mais de 30 minutos para fazer um atendimento. E é por isso que quando o cidadão liga para tentar fazer o cadastramento, está ocupado. Nesse sistema poderemos fazer três mil agendamentos online por mês e se tudo der certo zerar a fila até o fim de 2022”.

O prefeito ainda afirmou que a Prefeitura vai colocar nos próximos dias em funcionamento, um site de agendamento mais simples e mais fácil para as pessoas se conseguirem uma vaga para se cadastrar ou atualizar o CadÚnico.

“Observamos que o público está com muita dificuldade, até pelo perfil dessa população; e para isso vamos simplificar o site e ampliar os mutirões [de agendamento] nas comunidades. A expectativa nossa é de que nos próximos 90 dias tudo volte a fluir de forma bem mais ágil. Até porque agora com a mudança do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil vai exigir uma agilidade muito maior por nossa parte”, completou.

Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

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