28.5 C
Serra
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Serra pode ter comedouros e bebedouros para cães de rua

Leia também

Motociclista morre em acidente na BR 101 na Serra

A rodovia BR 101 fez mais uma vítima na Serra, na manhã desta quinta-feira (20) por volta das 7h....

Janela eleitoral para vereadores começa dia 5 de março

Começa no dia cinco de março o prazo para vereadores trocarem de partido sem o risco de complicações com...

Vereador da Serra pode justificar falta com atestado médico e sem aprovação do plenário

Vereadores da Serra não precisam mais submeter atestados médicos a apreciação do plenário para justificar a ausência. A Câmara...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Filhotes abandonados: situações como esta são comuns nas ruas da Serra. Foto: Reprodução Facebook

Com 15 mil animais abandonados, a Serra pode ganhar comedouros e bebedouros para que cães que não tem um lar e vivem nas ruas da cidade possam se alimentar e beber água diariamente. O Projeto de Lei (PL) que propõe a instalação desses equipamentos que irão ajudar os animais está tramitando na Câmara da Serra e ainda precisa passar pela aprovação dos vereadores.

A proposta é do vereador Basílio da Saúde (Pros) que afirma que alimentar esses animais é essencial. O PL prevê que a instalação dos comedouros/bebedouros será feita pela Prefeitura da Serra em parcerias com entidades – por exemplo: ONGs que resgatam e cuidam de animais de rua. Os equipamentos deverão ser de cano PVC e serão adaptados para receber até quatro quilos de ração diariamente.

A proposta ainda prevê que as entidades irão escolher voluntários para que monitorem e cuidem dos pontos instalados. “Os custos do projeto serão realizados por empresas da iniciativa privada e voluntários, que passarão por uma entrevista e assinarão um termo de compromisso em monitorar os pontos”, afirma o vereador.

Sendo assim, o projeto não pretende colocar o custo de ração, instalação dos equipamentos e manutenção como responsabilidade do município, mas sim das iniciativas privadas e entidades. O PL também não define quantos equipamentos serão instalados pela cidade, mas prevê que os equipamentos sejam colocados em locais que tenham maior concentração de animais.

“Considerando ser um problema de saúde pública na maioria das cidades, é urgente difundir o conceito de alimentação, bem como a necessidade de medidas eficazes para solucionar problemas relacionados ao grande número de animais com alto índice de desnutrição e sem nenhuma vida saudável abandonados em ruas de nossa cidade”, justifica Basílio.

O projeto de lei está em tramitação e ainda precisa ser votado pelos vereadores. Caso seja aprovado, pode ser sancionado ou não pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).

Serra tem 15 mil animais de rua, diz estimativa

De acordo com uma estimativa divulgada pela Prefeitura da Serra, a cidade conta com 75 mil animais domésticos, sendo que 15 mil estão abandonados em ruas da cidade. Por meio de nota, o município disse que estima-se que a população de cães seja em torno de 75 mil animais, e cerca de 20% estejam em situação de rua. Os gatos são em torno de 11 mil, sendo 10% em situação de rua. Dados da Prefeitura, em 2018, a prefeitura vacinou 59.427 cachorros contra a raiva e 9.459 felinos.

Comentários

Mais notícias

Janela eleitoral para vereadores começa dia 5 de março

Começa no dia cinco de março o prazo para vereadores trocarem de partido sem o risco de complicações com a Justiça Eleitoral. Trata-se da...

Vereador da Serra pode justificar falta com atestado médico e sem aprovação do plenário

Vereadores da Serra não precisam mais submeter atestados médicos a apreciação do plenário para justificar a ausência. A Câmara aprovou durante a sessão desta...

Império de Fátima é campeã e desfila na sexta em 2021

A escola de samba Império de Fátima sagrou-se campeã do Grupo de Acesso B que desfilou na última quinta-feira (13) no Sambão do Povo,...

EDP anuncia falta de energia em bairros da Serra nesta quinta e sexta

Durante esta semana, muitas comunidades da Serra ficarão sem energia por um determinado período. Isso porque a EDP Espírito Santo irá realizar uma manutenção...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem