Por Thiago Albuquerque
O alerta para ocorrência de chuvas forte segue até amanhã (28) na Serra e no estado. A informação é do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). A assessoria do órgão afirma que os maiores volumes são esperados para as regiões nordeste e noroeste do estado.
Depois de um longo período seco, a chuva forte chegou à Serra na tarde de ontem(26) durante a votação do 2º turno das eleições presidenciais. E trouxe transtornos. Na região de Laranjeiras foi registrado alagamento na avenida Eudes Scherrer próximo ao terminal do Transcol.
Outros bairros também foram afetados, mas segundo a Defesa Civil do município, sem maior gravidade. É o caso de rua Cangerona em Balneário de Carapebus, onde a enxurrada erodiu o que aparentemente é uma obra de esgotamento sanitário, deixando buracos no asfalto.
Morador da rua, Wagner Nascimento, disse que a situação está impedindo que ele guarde o carro na garagem e teme que o veículo possa ser furtado na rua.
Jacaraípe
Os bairros ao longo do rio Jacaraípe tradicionalmente são os mais afetados. Apesar da apreensão das comunidades com a chegada do período de chuvas mais fortes, a situação no local é de normalidade, segundo o presidente da Associação de Moradores do Parque Jacaraípe, Jorge da Cruz Loyola.
De acordo com Jorge, o rio não havia transbordado e estava em um nível seguro até o final da manhã desta segunda(27). O rio está sendo alargado e dragado pela prefeitura, que até a tarde da última sexta (24) já havia demolido 11 casas erguidas nas margens do manancial.
Apesar da situação sob controle do rio, algumas ruas da região também ficaram cheias d’água.
A Defesa Civil do município informou, através de sua assessoria, que está monitorando a cidade e que equipes do órgão estão circulando nas áreas de risco. Em caso de emergência os moradores devem acionar a Defesa Civil nos telefones 199 ou 99938-9500 (Plantão 24 horas).