27.7 C
Serra
sábado, 28 maio - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Serra ganha novo ponto gratuito de testagem em massa para Covid-19

Leia também

Campanha de segurança de trânsito alcança 3 mil serranos

Desde o inicio deste mês, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT), tendo em vista a campanha de conscientização de...

Polícia prende suspeitos de roubar carro com bebê e criança na frente de creche na Serra

A Policia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veiculos, prendeu em flagrante um dos...

Lei torna hediondo crime praticado contra menores de 14 anos

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.344/2022 que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

O novo espaço de testagem em massa fica no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Foto Divulgação

A Serra terá um novo ponto para a realização de exames de detecção da Covid-19 de forma gratuita a partir desta quinta-feira (20). Trata-se do espaço de testagem em massa do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. O local foi inaugurado nesta manhã pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Para realizar a testagem de forma rápida e sem enfrentar longas filas, os moradores da Serra e de outras cidades da Grande Vitória deverão agendar previamente o teste através do site do Governo do Estado. O prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), também esteve presente no evento de inauguração.

Ao todo, serão realizados 1.200 testes por dia. A iniciativa, de acordo com a Secretaria de Estado da Serra, é uma estratégia do Projeto de Testagem em Massa da população para diagnosticar a Covid-19. A pasta explicou ainda que a testagem é um grande instrumento de combate à pandemia.

Os testes de antígenos sairão com resultado entre 30 e 40 minutos a toda população acima de seis meses de idade. O ponto de testagem funcionará todos os dias da semana, inclusive feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Excepcionalmente, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), serão ofertados 500 testes de antígenos por agendamento. Nesses dois dias, o horário de atendimento na quinta-feira (20) é das 12h às 18h e, na sexta-feira (22), das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Os testes poderão ser agendados através do site https://agendamento.saude.es.gov.br/.  Vale ressaltar que o atendimento no ponto de testagem do Hospital Jayme funcionará somente mediante a agendamento prévio. 

Outros pontos de testagem gratuita

Além do novo ponto do Jayme, há também atendimento para testagem rápida no Terminal de Laranjeiras. O mesmo acontece, até esta sexta-feira (21), na Faculdade Multivix, em Colina de Laranjeiras. Por lá, são distribuídas 150 senhas por dia, a partir das 9 horas. 

O Laboratório Central do Ames, em Jardim Limoeiro, anexo a Maternidade de Carapina, também realiza testes gratuitos. 

No Ames, o atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para a população em geral e não é necessário agendar para ser atendido e nem pedido médico. Já no Terminal de Laranjeiras, a testagem acontece de segunda a sexta, das 12 às 20 horas, também sem agendamento.

A Prefeitura da Serra informou que o RT-PCR, teste para a detecção da Covid-19, é ainda realizado nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); em cinco Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada; nas Unidades Básicas de Saúde de Planalto Serrano A e Nova Carapina II.

No entanto, o Município ressalta, que, tanto nas UPAs quanto nas US, a realização do RT-PCR para a Covid-19 acontece mediante pedido médico, após consulta. No município, a coleta só acontece por livre demanda, ou seja, sem encaminhamento médico, no Laboratório Municipal da Serra. Mais informações pelo 3338-6869.

Quanto ao teste rápido (antígeno), ele é realizado em cinco, das seis Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada. Isso sem contar com as seguintes Unidades Básicas: Bairro de Fátima, Cidade Continental, Carapina Grande, Central Carapina, Jardim Carapina, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Nova Carapina II, Planalto Serrano A, Taquara II, Barcelona, Carapebus, Eldorado, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Vista da Serra e São Marcos.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!