26.7 C
Serra
terça-feira, 18 janeiro - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Serra cria abrigo para pessoas em situação de rua com gripe ou Covid-19 em Jacaraípe

Leia também

Velório e sepultamento de Hermes Scardini será nesta quarta (19)

Está marcado para esta quarta-feira (19), a partir das 7h30, no cemitério Jardim da Paz, em Alterosas, o velório...

Cadela é encontrada esquartejada em possível ritual de magia negra na Serra

Uma cena forte, um crime cruel e bárbaro marcou o final da tarde desta terça-feira (18) dos moradores de...

Serra ultrapassa 85 mil casos de Covid-19; 1.061 foram registrados nas últimas 24h

De segunda (17) para terça-feira (18) a Serra registrou 1.061 novos casos de Covid-19. De acordo com dados do...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

Novo abrigo fica localizado em Jacaraípe. Foto: Divulgação PMS

Com o agravamento da pandemia de Covid-19 e avanço da epidemia de gripe Influenza, a Prefeitura da Serra anunciou, na manhã desta quinta-feira (13), a ampliação da rede de acolhimento para pessoas em situação de rua com a implementação de um abrigo emergencial exclusivo para pessoas com sintomas gripais, suspeita de Influenza ou Covid-19. Trata-se do Projeto Acolher.

O novo Acolhimento Institucional Emergencial para a População em Situação de Rua, fica localizado em Jacaraípe e começa a funcionar nesta quinta-feira (13). O objetivo é assegurar o isolamento das pessoas sintomáticas em um local seguro, garantindo que outras pessoas em situação de rua não sejam contaminadas com o vírus.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), destacou a importância da parceria com o Terceiro Setor para a execução do serviço.

“O setor público é cercado de burocracias e, por isso, a importância de firmar parcerias com o Terceiro Setor para ter condições de oferecer um serviço como este. A vida não espera. Temos que ter um olhar voltado para a vida humana”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre a necessidade de oferecer o abrigo.

“Um dos propósitos de estarmos aqui é o cuidado com o ser humano. Principalmente neste período de pandemia, precisamos dar essa atenção especial à população em situação de rua. Essas pessoas necessitam de proteção social, é nosso dever garantir dignidade a elas através dos nossos serviços socioassistenciais”, afirmou Cláudia.

O abrigo conta com espaço de isolamento social para até 15 pessoas, que terão acesso a dormitórios, banheiros, quatro refeições diárias, kits de higiene pessoal e serviços de lavanderia.

“Hoje nós temos 15 vagas no abrigo para o isolamento entre sete e 15 dias, mas já estamos trabalhando para a ampliação delas. Estaremos preparados para receber as pessoas, de acordo com a evolução ou não da demanda”, afirmou.

Para ter acesso ao acolhimento, as pessoas em situação de rua deverão ser encaminhadas pelos Abrigos de Acolhimentos desta população existentes no município, Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, que deverão acionar a equipe da Abordagem Social para avaliação do encaminhamento.

Durante a identificação de algum caso suspeito, automaticamente será realizada uma pesquisa de onde a pessoa em situação de rua dorme e circula, para identificar contatos e possíveis novos suspeitos.

A equipe de Abordagem Social realiza buscas todos os dias para identificar pessoas ou famílias em situação de rua e oferecer acolhimento na rede socioassistencial, para acionar é necessário entrar em contato através do número (27) 3138-8648 ou (27) 99517-7869.

A Prefeitura da Serra lembrou que as pessoas em situação de rua são livres para aceitar ou não o acolhimento.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br
Gabriel Almeida é jornalista do Tempo Novo há mais de sete anos. Atualmente, escreve para diversas editorias do jornal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!