O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou a abertura de aproximadamente 1.300 vagas em cursos técnicos gratuitos, ofertadas em diferentes regiões do Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Petrobras e tem como objetivo oferecer formação técnica qualificada para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Os selecionados terão contrato de 21 meses, com jornada de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Durante o período, contarão com carteira assinada e remuneração equivalente a um salário-mínimo integral (atualmente R$ 1.518 para 20 horas semanais).
Além do salário, os participantes terão direito a:
- Vale-transporte;
- Férias e 13º salário;
- FGTS;
- Possibilidade de adesão a planos de previdência privada;
- Programas de incentivo à prática de atividade física oferecidos pela Petrobras.
Ao final da formação, todos os alunos receberão certificação reconhecida pelo MEC, seja diploma técnico ou de aprendizagem industrial, conforme a modalidade escolhida.
Leia também
Cursos técnicos no Senai
As oportunidades serão distribuídas em diversas cidades do país. No Espírito Santo, haverá vagas em Vitória e Linhares. Também estão previstas turmas nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, além de São Paulo e Rio de Janeiro.
A lista oficial dos cursos será divulgada em breve, mas há expectativa de vagas para as áreas de:
- Automação industrial
- Eletrotécnica
- Mecatrônica
- Química
- Petroquímica
- Desenvolvimento de sistemas
- Sistemas de energia renovável
- Mecânica de manutenção
- Logística
- Soldagem
- Instalações elétricas prediais
- Administração
- Suporte técnico em TI
Inscrições
As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site do Programa Autonomia e Renda da Petrobras, assim que o edital for publicado. A previsão é que os novos editais sejam lançados em novembro.
No mesmo site, é possível consultar editais anteriores, que trazem todas as regras de participação, uma forma de se preparar com antecedência para os novos processos seletivos.
Requisitos
O programa é dividido em duas etapas. Uma delas é destinada a jovens com mais de 14 anos a 22 anos. Já os outros editais são para quem possui mais de 18 anos.
