Serra, 20 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 20 de Abril de 2018 às 9:50

Segunda começa vacinação contra a gripe no município  


A vacina contra a Influenza será distribuída nas 38 unidades de saúde do município, além das unidades regionais de saúde, para os grupos prioritários. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube

Ana Paula Bonelli

Cento e uma mil. Este é o número de pessoas dentro dos grupos prioritários que devem ser vacinadas na Serra contra a gripe Influenza, conforme meta definida pelo Ministério da Saúde.   A campanha de vacinação no município terá início na próxima segunda-feira (23) e termina no dia 1 de junho. O DIA D da campanha será realizado no dia 12 de maio.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, as pessoas inseridas nos grupos prioritários pode procurar a dose em uma das 38 unidades de saúde da Serra. Nas seis regionais de saúde o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Nas demais unidades será de acordo com o horário da Sala de Vacinação de cada uma delas. Sempre de segunda a sexta-feira.

As Unidades Regionais de Saúde estão em: Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede.  Já as Unidades Básicas de Saúde estão em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Vista da Serra.

As doses já começaram a ser distribuídas e até sexta-feira (20) toda a entrega deverá ser concluída. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.

Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Já as crianças que já receberam anteriormente uma ou duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2018.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Os sintomas da doença provocada por estes três vírus são os mesmos e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade. As gripes provocadas pelos três vírus podem evolui para formas graves da doença com pneumonia, falência respiratória e morte.  

A prevenção está na vacina, higiene das mãos e evitar colocar a mão na boca, olhos e nariz. É importante vacinação antes da chegada do inverno, período de maior incidência das gripes.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por