Rotatória do Dório Silva vai ter ciclovia, túnel e praça

Compartilhe:
O investimento é da ordem de R$ 61,2 milhões e a obra vai desafogar o trânsito na região, por onde chegam a circular 4 mil veículos por hora. Foto: Divulgação PMS
O investimento é da ordem de R$ 61,2 milhões e a obra vai desafogar o trânsito na região, por onde chegam a circular 4 mil veículos por hora. Foto: Divulgação PMS

A Prefeitura da Serra apresentou um projeto para a construção de um túnel sob a rotatória do hospital Dório Silva, além da construção de uma praça de eventos e um estacionamento público na região, novas calçadas e ciclovias, numa obra que vai melhorar o transporte público e agilizar a ligação entre as principais vias do município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Tarcízio Bahia, que preparou o anteprojeto para apresentar ao Ministério das Cidades, a obra, orçada em R$ 61,2 milhões, vai desafogar o trânsito na região, por onde chegam a circular 4 mil veículos por hora, agilizar a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e acabar com os estrangulamentos de trânsito que acontecem no local principalmente nos períodos da manhã e da tarde.

Segundo ele, será uma obra no centro econômico e dinâmico da Serra e que terá influência em outras regiões, já que as avenidas ligadas à rotatória se conectam com as principais vias do município, além de afetar positivamente o trânsito que vem de Laranjeiras e que segue para o Civit. Dali, por exemplo, é possível chegar ao hospital Jayme Santos Neves, a Manguinhos, a Jacaraípe e Nova Almeida.

A obra vai começar na avenida Eudes Scherrer de Souza e terá um mergulhão de 150 metros. O túnel propriamente dito terá uma extensão de 200 metros, com três faixas e dois sentidos de direção, e vai ter duas saídas, fazendo ligação com as avenidas Copacabana e Paulo Pereira Gomes, de um lado, e com a avenida Civit, de outro lado. Cada saída terá um mergulhão de mais 150 metros para chegar à altura das avenidas.

Tarcízio Bahia explicou que, além de ter o resultado imediato de melhorar o trânsito no local, retirando ônibus e caminhões da rotatória, o projeto é a primeira etapa para a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Serra. Ou seja, trata-se de uma obra de intervenção viária com efeitos imediatos sobre o trânsito e, ao mesmo tempo, preparado para receber um projeto de mobilidade de grande porte, como o BRT.

Além do túnel, o projeto prevê a construção de um estacionamento público com capacidade para 200 carros e uma praça onde poderão ser realizados shows, autos de Natal e outros eventos de interesse da comunidade. Também há previsão de uma pista de skate e de banheiros públicos no local. Tudo isso na parte central da rotatória, que hoje é um terreno vazio e que tem uma área de 4.156 metros quadrados.

O projeto está orçado em R$ 61,2 milhões, sendo R$ 57,5 milhões do Ministério das Cidades e o restante será a contrapartida do município. A obra pode ser realizada em um prazo de dois anos, após a apresentação do projeto, que dura cerca de seis meses e da licitação, que pode ser feita em dois meses.

Serão construídos, ainda, 3,74 quilômetros de calçadas e 3,42 quilômetros de ciclovias, que serão interligados ao sistema de ciclovias e ciclofaixas que já existem no município.

Dados sobre o projeto

– A intervenção toda terá uma forma de “Y”, com três mergulhões e vai ligar as avenidas Eudes Scherrer de Souza à região do Civit e à região que vai para Manguinhos e Jacaraípe, conectando-se com a ES-010.

– O túnel terá uma altura de 7 metros.

– Considerando dados do Censo do IBGE de 2010, a obra será feita numa região de influência de 100 mil pessoas.

– Cada uma das três principais vias “despejam” cerca de 3 mil veículos por hora nos horários de pico na rotatória. Nestes horários, 4 mil veículos chegam a girar por hora nesta via, atualmente.

– Estima-se que, em média, são feitas 130 mil viagens por dia na rotatória. Por ali circulam diariamente cerca de 40 mil pessoas.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também