
O Espírito Santo vai ganhar uma ciclovia metropolitana de 60 quilômetros, ligando a Serra a Guarapari e promovendo uma integração inédita entre os municípios da Grande Vitória. O projeto, coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), prevê a conexão entre ciclovias já existentes e novas estruturas.
A cidade da Serra será o ponto de partida da nova rota, com início na região de Carapina, onde já há malha cicloviária implantada. Com investimentos contínuos na ampliação de ciclovias nos últimos anos, o município será peça-chave para a nova conexão da região metropolitana.
Ciclovia ao longo da futura Avenida Mestre Álvaro
Outro ponto do projeto envolve o trecho da BR-101 que corta a Serra, que será municipalizado e transformado na nova Avenida Mestre Álvaro. São 26 quilômetros de via, entre os bairros Belvedere e Alphaville, que a prefeitura pretende requalificar, incluindo uma ciclovia em toda sua extensão, ligando Serra Sede a Carapina, até a altura da Rodovia das Paneleiras.
Com isso, a Serra poderá ter um dos maiores trechos cicloviários contínuos da Grande Vitória, conectando áreas centrais do município às rotas metropolitanas.
A previsão é que o processo de municipalização da rodovia ocorra ainda em 2025, abrindo caminho para o início das obras.
Da Serra a Guarapari: conexão com outras ciclovias da Grande Vitória

A nova ciclovia metropolitana vai integrar importantes rotas já em operação ou em expansão, como:
- Ciclovia da Vida (Terceira Ponte)
- Av. Leitão da Silva
- Ciclovia da Madalena
- Rodovia das Paneleiras
- Trevo de Carapina
- Rodovia do Sol, com extensão até Guarapari
- Sistema Expresso GV, conectando Vila Velha a Cariacica
Projeto é fruto de cooperação entre Estado e municípios

Segundo o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a ciclovia será resultado de ação coordenada entre o Governo do Estado e as prefeituras da Grande Vitória.
“A Ciclovia da Vida é um case de sucesso que mudou a característica do transporte por bicicletas. Em parceria com os municípios, estamos estruturando um projeto para uma nova conexão metropolitana que valorize a bicicleta como modal urbano”, explicou Damasceno.
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, a proposta faz parte de um conjunto de estudos financiados pelo BNDES em 21 regiões metropolitanas do país, com foco em mobilidade urbana sustentável.
A Semobi já iniciou o diálogo com as prefeituras envolvidas e acredita que o projeto poderá se tornar um marco para o transporte urbano no Espírito Santo.
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Munipalização da BR-101 na Serra
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que transferência do Contorno do Mestre Álvaro segue em trâmite, para que logo o Departamento repasse o trecho para a administração municipal. Não há prazo definido.
A Prefeitura da Serra informou que o processo de municipalização está em andamento, com tratativas em curso entre o Dnit e a concessionária responsável pela rodovia.
Procurada, a Ecovias 101, que administra o trecho da BR-101 no Espírito Santo, preferiu não se manifestar.
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Sobre a ciclovia metropolitana
De onde até onde vai a nova ciclovia?
- De Carapina (Serra) até Guarapari, totalizando cerca de 60 km.
A ciclovia passa por quais vias?
- Ela integrará trechos da Avenida Mestre Álvaro, Rodovia do Sol, Rodovia das Paneleiras, além de conexões com ciclovias como a da Terceira Ponte, Leitão da Silva e outras.
Quando começam as obras?
- O projeto estadual está em fase de articulação entre Estado e municípios. Já a ciclovia na Avenida Mestre Álvaro depende d municipalização da BR-101, que está prevista para acontecer em 2025.
Qual a importância do projeto?
- Melhora a mobilidade urbana sustentável, incentiva o uso de bicicletas e conecta ciclovias já existentes em toda a Grande Vitória.
Quem está coordenando o projeto?
- A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do ES (Semobi), com apoio do BNDES e parcerias com os municípios da Região Metropolitana.