smobile

TEMPO NOVO MOTOR
Gustavo Lopes traz novidades do mundo automotivo

Renault Kangoo mostra ser superior à Fiat Fiorino

Modelos como o Doblò, Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Renault Kangoo, todos esses modelos venderam por muitos anos em nosso mercado. Crédito: Divulgação

Quem não se lembra da época em que os furgões faziam sucesso no Brasil? Nessa época, as marcas traziam até mesmo variações para passageiros. Havia, então, modelos como o Doblò, Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Renault Kangoo. Todos esses modelos venderam por muitos anos em nosso mercado. Porém, nem todos duraram até os dias atuais. Um exemplo é o Doblò, que saiu de linha em 2021. Já a Renault retirou o Kangoo do mercado brasileiro há seis anos, mas ele era vendido apenas na configuração furgão.

De lá para cá, a Fiat Fiorino reinou sozinha, e a Stellantis chegou a lançar uma versão da Peugeot, trazendo de volta o nome Partner.

Em junho de 2024, a Renault traz de volta o Kangoo, novamente na configuração furgão, para enfrentar os modelos da Stellantis.

O Kangoo

O Renault Kangoo chega em versão única, a Advanced, com preço de R$ 122.400 e duas opções de cores: branco Glacier e prata Étoile. Vale lembrar que o modelo é importado da Argentina, país que produz o Kangoo há 24 anos.

O Kangoo chama atenção pelo design mais moderno. Apesar de não ser a mesma geração vendida na Europa, o furgão tem uma aparência agradável. Ele perde o design quadrado e os faróis no formato de gota, ganhando uma carroceria mais arredondada.

Agora, adota faróis mais amplos, com luzes de rodagem diurna e lâmpadas halógenas, que são de série, o que melhora o visual do conjunto. A grade frontal tem um friso cromado que se estende por toda a sua largura. O para-choque tem um detalhe de acabamento acima do local do farol de neblina. Embora o modelo não venha com faróis de neblina, já há a pré-disposição para instalação.

Na lateral, o Kangoo não apresenta grandes novidades, já que é um furgão. O que se destaca são as rodas de ferro e a porta de correr lateral, além da proteção de plástico nas partes inferiores.

Na traseira, as portas abrem até 180°, facilitando o acesso ao compartimento de carga. As lanternas são verticais e há proteção de plástico em toda a extensão das laterais.

O Renault Kangoo tem 1.866 mm de comprimento de área de carga, largura máxima de 1.441 mm e altura de 1.226 mm no compartimento de carga. Sua capacidade de carga é de até 750 kg e 3,3 metros cúbicos de área.

Motor

O motor é o 1.6 SCe Flex, com 115 cv e 15,7 kgfm de torque. Ele é combinado a um câmbio manual de cinco marchas. O motor traz duplo comando de válvulas variável na admissão e injetores posicionados no cabeçote, garantindo alta eficiência e bom desempenho mesmo em baixas rotações. O acionamento dos comandos é feito por corrente, o que proporciona alta durabilidade ao conjunto motriz e confiabilidade, características que fazem este motor ser um dos mais bem-sucedidos da marca.

Segurança

O Kangoo vem bem equipado para um furgão. Ele conta com assistente de partida em rampa (HSA), assistente de frenagem de emergência (AFU), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), além de freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD).

Conforto

O Kangoo oferece ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, além de um sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Esses são os itens de série no modelo.

Ao volante

Passei um final de semana com o Renault Kangoo e confesso que fiquei surpreso. Peguei o carro na concessionária Orvel Renault da Serra e, ao sair de lá, fiz tudo o que faria com um carro de passeio. Fui ao médico, fui ao shopping, e me senti confortável em um carro de passeio, claro, com alguns limites de visão, mas nada que a câmera de ré não resolvesse nas manobras.

O Kangoo anda muito bem, tem boas acelerações, até mesmo chegou a cantar pneu em algumas situações. Isso é bom, pois demonstra que o modelo tem força, algo importante para um carro de trabalho.

+ HB20 Comfort: o básico que é completo

Comparado à Fiorino, que já tive a oportunidade de dirigir, o modelo da Renault se mostrou superior em diversos aspectos, desde o desempenho até os itens de conforto. O Kangoo é mais prazeroso de dirigir, seus bancos, embora não tenham ajuste, são confortáveis e o volante tem uma boa pegada. A direção é bem leve, já que é eletro-hidráulica.

Em termos de carga, o Kangoo se sai melhor. Ele tem maior capacidade, e a facilidade de carregar ou descarregar pela porta lateral é um grande diferencial. O furgão conta ainda com vários ganchos de fixação de carga e a possibilidade de remover a divisão da cabine, o que é interessante para personalizações e outros tipos de projetos.

Serviço

Orvel Renault Serra

Rod. Governador Mário Covas, 135 – Planalto de Carapina – Serra/ES.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Cachorro comunitário é morto a facadas na Serra

Um cachorro vira-lata, chamado Negão, foi morto a facadas na madrugada deste domingo (16) em Valparaíso, na Serra. A morte do animal abalou os...

Mutirão para renegociação de dívidas com impostos começa nesta segunda (17) na Serra

A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes da Serra têm a oportunidade de regularizar seus débitos fiscais durante a 2ª Semana de Regularização Tributária,...

Serra conta com 19 pontos próprios para banho

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) divulgou, nesta sexta-feira (14), o relatório semanal de balneabilidade da cidade, elaborado pelo Departamento de Saneamento...

Serra sedia 1º Copa Sudeste Júnior de handebol feminino

A Serra vai sediar a primeira edição da Copa Sudeste Júnior de Handebol Feminino, na Arena Jacaraípe. A competição tem início nesta segunda-feira (17),...

Fim de semana com temperaturas de até 33ºC

O terceiro fim de semana de março chegou e, com ele, as altas temperaturas observadas nos últimos meses. Na Serra, os termômetros podem marcar...

Weverson entrega escola de tempo integral em Residencial Jacaraípe

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Residencial Jacaraípe, na Serra, será inaugurada na noite desta sexta-feira (14). A unidade...

Oportunidade de bolsas para recuperação do mangue de Jacaraípe

Estão abertas sete vagas de bolsas de estudo e trabalho para moradores da Grande Jacaraípe, visando a recuperação do mangue local. O projeto, contemplado...

Renda extra na Páscoa: Casa da Rosa abre oficinas de artesanato temática

A Páscoa é uma época em que muitas pessoas aproveitam para fazer uma renda extra com a confecção de produtos ligados a esse tema. Pensando...

Comunicado – 14/03/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 14-03-2025 - 2ª ediçãoBaixar