smobile

TEMPO NOVO MOTOR
Gustavo Lopes traz novidades do mundo automotivo

HB20 Comfort: o básico que é completo

O HB20 Comfort chama atenção por ser bem completo, mas dispensa alguns itens de estética e alguns de segurança. Crédito: Divulgação

O Hyundai HB20 sempre foi um dos queridinhos dos brasileiros, desde seu lançamento em 2012. O modelo da marca sul-coreana trouxe uma versão nacional, com design moderno e bem mais equipado do que seus rivais da época. Isso fez com que o modelo ganhasse destaque até hoje. Atualmente, ele ainda inova em alguns quesitos em comparação aos seus concorrentes. Por exemplo, seu principal rival hoje é o Chevrolet Onix, e o HB20 tem itens superiores, como o painel de instrumentos digital, disponível na versão topo de linha.

Mas hoje, vamos falar da versão Comfort Plus, a mais básica do modelo. Vale lembrar que ainda existe uma versão abaixo desta.

A versão que testamos em parceria com a concessionária Tai Motors era na cor branca, uma das mais tradicionais e comuns nas ruas.

O HB20 Comfort chama atenção por ser bem completo, mas dispensa alguns itens de estética e alguns de segurança.

Externamente, as diferenças são visíveis, como os faróis convencionais, com parábola e máscara negra. Os plásticos são comuns nos acabamentos da grade e para-choque. As rodas são aro 15 de aço com calotas, e o retrovisor tem pintura na cor da carroceria, assim como nas versões mais caras. As lanternas traseiras são inteiriças, com lâmpadas comuns.

+ Testamos o Haval H6 GT, o SUV esportivo da GWM

No interior, a grande diferença está no painel de instrumentos, que deixa de ser digital e passa a ser analógico, com grafismo mais moderno. Outra diferença é o ar-condicionado, que é comum e não possui carregador por indução. Os bancos são de tecido.

Bem equipado

Equipado desde a versão básica com 6 airbags (frontal, lateral e de cortina), controles de estabilidade e tração, direção elétrica, assistente de partida em rampa, faróis com luzes diurnas, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, ar-condicionado, piloto automático e limitador de velocidade, e banco do motorista com ajuste de altura, o HB20 Comfort 1.0 também conta com central multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Motor

O HB20 nas versões manuais é equipado com o motor Kappa 1.0 de 80 CV de potência. Esse motor é bem eficiente e conta com bloco de alumínio, 3 cilindros e 12 válvulas. O combustível é flex e dispensa o reservatório de partida a frio.

Ao volante

O HB20 tem muitos fãs pelo Brasil, e isso se deve ao destaque que teve desde seu lançamento. De lá para cá, o modelo teve seus momentos de glórias e também momentos não tão bons, mas isso não significa que as vendas tenham caído. Pelo contrário, mesmo durante a segunda geração, conhecida como “HB20 bagre”, que não agradou a todos, o modelo teve seus destaques. Esse sucesso é fácil de explicar: o modelo da Hyundai é prazeroso de dirigir, econômico, completo e possui design atraente. Tudo isso contribui para o destaque do HB20.

Durante nosso teste, no qual passei um final de semana com o carro, foi possível perceber que o Hyundai HB20 entrega o que promete. O modelo oferece muito conforto, mesmo na versão mais básica. Um ponto positivo do HB20 é o banco do motorista, que não é encurtado como em alguns modelos de outras montadoras. Isso proporciona mais conforto ao motorista, permitindo dirigir por mais tempo sem causar cansaço.

A versão Comfort tem bons itens para uma versão mais básica. Ela conta com vidro elétrico nas quatro portas, retrovisor elétrico, câmera de ré e regulagem dos bancos. Esses itens fazem o modelo se destacar.

Falando em destaque, vale ressaltar o consumo do HB20. Durante nosso teste, com o carro abastecido com etanol, consegui uma média de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, claro, mantendo uma condução dentro do padrão, sem acelerações bruscas.

Agora, no mês de março, o HB20 Comfort está com R$ 9 mil de bônus na Tai Motors.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Diretor do IJSN é homenageado com comenda Hércules Silveira

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, recebeu, nesta quinta-feira (17), a Comenda Hércules Silveira, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido...

Menos de 72h depois, nova apreensão de drogas é realizada em Vila Nova de Colares

Menos de 72 horas após uma grande apreensão de drogas no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, uma nova ação policial resultou na...

Chuvas adiam encenação da Paixão de Cristo na Serra para dia 26

Anteriormente marca para esta sexta-feira (18), um dos espetáculos mais tradicionais da Serra, a Encenação da Vida e Paixão de Cristo foi adiada para...

Mais de 13 mil atendimentos realizados por mês em UPAs da Serra em 2025

Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por...

Vereador quer o fim dos cigarros eletrônicos na Serra

O uso de dispositivos eletrônicos para fumar, como cigarros, vaporizadores e vapes, pods e outros em parques, praças e ambientes fechados de uso coletivo,...

Sindicato repudia escolas cívico-militares na Serra

Após vereadores aprovarem o Projeto Indicativo que propõe a criação e transformação de escolas da rede municipal em unidades cívico-militares, o Sindicato dos Profissionais...

Abril Lilás: câncer de testículo tem mais de 95% de chances de cura quando diagnosticado precocemente

A campanha Abril Lilás mobiliza instituições de saúde e a sociedade civil para conscientizar a população masculina sobre o câncer de testículo, uma doença...

IBGE abre processo seletivo de nível médio com salário de R$ 3.379

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado para preencher 39 vagas temporárias em diversos estados...

Símbolo bíblico da humildade ao luxo de mercado: bacalhau custa mais de R$ 200/kg na Serra

Presença mais do que obrigatória na mesa dos capixabas durante a Semana Santa — especialmente entre aqueles com tradição católica mais forte —, a...