
O Rotary Club Serra Centenário e a Rede Plena, em parceria com a MasterMind, representante da Fundação Napoleon Hill no Espírito Santo, está desenvolvendo um programa de formação de lideranças jovens, nas regiões mais socialmente vulneráveis na Serra.
O Programa de Formação de Líderes, é gratuito e composto por três fases. O workshop Jovem Líderes em Ação será o primeiro passo, na caminhada que acontece no dia 24 de setembro, das 09 às 17 horas, no campus da UCL, em Manguinhos, que apoia a iniciativa.
Essa etapa tem como objetivo desenvolver nos jovens a autoconfiança, a autoestima e dar noções de cidadania, visando a idealização de um projeto de ação junto à sua comunidade, escola ou igreja.
Todos receberão além do treinamento gratuito, passagens para chegar ao campus da UCL e alimentação durante o dia de atividades.
+ Serra começa vacinação contra raiva nesta semana; veja bairros e cronograma
A partir do workshop, outras duas etapas de formação acontecerão com estes jovens. Uma de construção de um projeto de vida pessoal e uma de implementação do projeto que será gestado durante o workshop.
Estas etapas ainda terão as suas datas de realização confirmadas e todos os jovens serão informados. Cada jovem receberá ao final do Workshop, um certificado de participação no evento e estará automaticamente credenciado para participação nas etapas posteriores.
A ação está dentro dos propósitos do Rotary Club Serra Centenário, de desenvolvimento de lideranças jovens para o município e de criação de esperança para o mundo. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp 27 99856-2235.
A partir de uma metodologia criada pela Fundação Napoleon Hill, o Workshop desenvolverá várias atividades psicopedagógicas como os jovens, que devem estar na faixa dos 15 aos 29 anos. “Um jovem não tem que ser um rebelde sem causa. Ele tem que ser um rebelde pela causa da cidadania”, explica Júliana Prádo, diretora da MasterMind ES.
Essas atividades vão fazer aflorar nos participantes, a sua autorresponsabilidade, que servirá de base para a criação dos projetos, que cada jovem terá que elaborar e numa fase posterior do programa, desenvolver junto às suas comunidades, sempre com a supervisão dos parceiros envolvidos.
Para a presidente do club, Milena Rohr, “há mais felicidade em dar do que em receber, isso até mesmo a ciência comprova. Quando nos dispomos ao outro, trocamos experiências, desenvolvemos empatia, lapidamos nosso senso de propósito e temos nossa visão de mundo expandida, por isso, esse projeto é tão importante para todos os envolvidos. Vamos juntos criar esperança no mundo!”.

Para realização do Workshop, o Rotary e a Rede Plena, buscaram o apoio da sociedade organizada e empresas que estão patrocinando a participação desses jovens no programa.
“Nós acreditamos na juventude e na sua capacidade de construir um futuro com prosperidade abundante. A Rede Plena é vocacionada para o desenvolvimento da cidadania e estamos felizes por estar nesta parceria com o Rotary aqui na Serra”, diz Gracimeri, diretora da Rede Plena.