
Todos os dias, o Procon Municipal da Serra faz mais de 80 atendimentos a consumidores que querem tirar dúvidas, pedir orientações ou buscar ajuda para garantir seus direitos.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), por mês, o Procon da Serra registra, em média, 940 atendimentos, o que representa cerca de 42 atendimentos por dia.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra esses números referem-se aos casos em que os atendentes do órgão entram em contato com as empresas, seja por meio de ligação – o chamado atendimento preliminar; seja por notificação das companhias através de cartas; ou, quando não há resolução do problema, e é marcada uma audiência, a reclamação torna-se fundamentada.
O número é considerado alto. Para se ter uma ideia, o Procon Estadual registra, em média, de 150 a 200 atendimentos por dia, e as demandas chegam das mais variadas cidades capixabas.
Leia também
O diretor do Procon, Sérgio Meneguelli, destaca que o alto número de reclamações demonstra repetidas transgressões por parte de algumas companhias.
O Procon da Serra atende no ProCidadão, em Portal de Jacaraípe, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3252-7242 / 7243 / 7295.
Principais reclamações
No ranking das reclamações que o Procon da Serra registra junto ao Sindec ocupam sempre os primeiros lugares problemas relacionados a cartão de crédito e telefonia móvel. Logo atrás, vêm os relatos com telefonia fixa e energia elétrica.
No registro do Sindec, no período de janeiro de 2016 a março deste ano, aparecem os seguintes números:
– Cartão de crédito: 1.440 atendimentos
– Telefonia celular: 1.316 atendimentos
– Telefonia fixa: 1.081 atendimentos
– Energia elétrica: 1.028 atendimentos