Procon da Serra: quase 100 atendimentos por dia

Compartilhe:
O Procon da Serra afirma que o troco é de responsabilidade do comerciante. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube
Sérgio Meneguelli é o diretor do Procon da Serra que funciona no ProCidadão, em Jacaraípe. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube

Todos os dias, o Procon Municipal da Serra faz mais de 80 atendimentos a consumidores que querem tirar dúvidas, pedir orientações ou buscar ajuda para garantir seus direitos.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), por mês, o Procon da Serra registra, em média, 940 atendimentos, o que representa cerca de 42 atendimentos por dia.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra esses números referem-se aos casos em que os atendentes do órgão entram em contato com as empresas, seja por meio de ligação – o chamado atendimento preliminar; seja por notificação das companhias através de cartas; ou, quando não há resolução do problema, e é marcada uma audiência, a reclamação torna-se fundamentada.

O número é considerado alto. Para se ter uma ideia, o Procon Estadual registra, em média, de 150 a 200 atendimentos por dia, e as demandas chegam das mais variadas cidades capixabas.

O diretor do Procon, Sérgio Meneguelli, destaca  que o alto número de reclamações demonstra repetidas transgressões por parte de algumas companhias.

O Procon da Serra atende no ProCidadão, em Portal de Jacaraípe, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3252-7242 / 7243 / 7295.

Principais reclamações

No ranking das reclamações que o Procon da Serra registra junto ao Sindec ocupam sempre os primeiros lugares problemas relacionados a cartão de crédito e telefonia móvel. Logo atrás, vêm os relatos com telefonia fixa e energia elétrica.

No registro do Sindec, no período de janeiro de 2016 a março deste ano, aparecem os seguintes números:

– Cartão de crédito: 1.440 atendimentos

– Telefonia celular: 1.316 atendimentos

– Telefonia fixa: 1.081 atendimentos

– Energia elétrica: 1.028 atendimentos

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também