Prefeitura faz ação de saúde com moradores de rua em Carapina | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 18 de julho de 2019 às 14:55

Prefeitura faz ação de saúde com moradores de rua em Carapina


A ação acontece das 8 às 11 horas, na praça da Avenida Dois em Carapina Grande. Foto: Arquivo TN

Nesta sexta-feira (19), a equipe da Unidade de Saúde de Carapina Grande fará uma ação especial com as pessoas em situação de rua do bairro. Além de orientações quanto aos cuidados com a saúde, serão ofertados testes rápidos, coleta de escarro e exame. As informações são da Prefeitura da Serra.

A ação acontece das 8 às 11 horas, na praça da Avenida Dois. Serão aplicados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames, casos necessários, serão realizados na Unidade Regional de Feu Rosa, com transporte gratuito para os moradores.

O objetivo é realizar o acolhimento dessas pessoas, eliminando riscos de doenças e ofertando tratamento para os que necessitam. A iniciativa também contribui para a aproximação entre a unidade de saúde e os usuários.

A expectativa é atender cerca de 15 moradores. A iniciativa é uma parceria entre a unidade básica de saúde do bairro, a referência técnica em Tuberculose da Vigilância Epidemiológica e o Consultório de Rua, ligado ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Na Serra, o Consultório de Rua realiza o acolhimento da população que está em situação de rua. Ele funciona de segunda a sexta, das 8 às 13h, período em que os usuários do serviço estão mais disponíveis ao diálogo. O programa atua em diversos bairros para inserir esse público nos serviços de saúde, criando vínculo e confiança.

A prefeitura oferece também acolhimento para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas por meio do CAPS AD. É oferecido tratamento com equipe multidisciplinar, dispensação de medicação quando necessário, oficinas e grupos terapêuticos de música e pintura.

A finalidade é a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS AD funciona de segunda a sexta, das 07 às 17h.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por