A coleta de lixo na Serra pode ser afetada pela paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana, iniciada na segunda-feira (22). A Prefeitura da Serra informou que acompanha a situação e está em diálogo com as empresas responsáveis pelos serviços para reduzir os transtornos à população.
A mobilização integra um movimento nacional em defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que prevê piso salarial, adicional de insalubridade e regulamentação dos direitos da categoria. Nesta terça-feira (23), garis, margaridas e coletores da Grande Vitória realizaram uma passeata com concentração na sede do Sindilimpe-ES, em Gurigica, Vitória.
Segundo Elivelton Ferreira, secretário-geral do sindicato, 50% do efetivo foi mantido para garantir a coleta em locais prioritários, como hospitais.
Serra está em dia com os contratos
A Prefeitura da Serra afirmou que a paralisação não tem relação com pendências locais. O município diz estar em dia com suas obrigações contratuais e não possui débitos com as empresas de limpeza urbana.
Leia também
“A administração municipal valoriza a categoria e reafirma seu compromisso com o diálogo na busca por soluções que contribuam para o reconhecimento desses profissionais”, diz o comunicado oficial.
O que pedem os trabalhadores, e quanto ganham na Serra
Os trabalhadores reivindicam um piso salarial nacional de R$ 3.036. Na Serra, no entanto, garis e coletores já recebem acima desse valor. A remuneração líquida total estimada chega a cerca de R$ 3.894,15 mensais, considerando salário-base, adicional de insalubridade e tíquete-alimentação.
Isso não significa que os servidores do município estejam alheios ao movimento. A paralisação é nacional e atinge empresas terceirizadas que prestam serviços em todo o país, incluindo municípios onde a remuneração ainda está abaixo do piso reivindicado.
O que a Prefeitura pede à população
Enquanto a situação se normaliza, a Prefeitura da Serra orienta que os moradores façam o descarte de resíduos de forma consciente e evitem o acúmulo irregular em vias públicas.
A administração não informou prazo para o restabelecimento total dos serviços, mas afirmou que trabalha para minimizar os impactos.