23.2 C
Serra
sábado, 06 de junho de 2020

Pontes da Serra estão precárias e exigem manutenção urgente, dizem laudos

Leia também

Erosão do mar em Manguinhos segue se agravando e danifica propriedades

Está se agravando o problema da erosão no trecho entre o Recanto dos Profetas e o Vagão na orla...

‘Juro Zero’ já liberou quase R$ 5 milhões para empreendedores no ES, diz Xambinho

A Aderes, órgão responsável por fazer o cadastro dos interessados no empréstimo sem juros, já identificou 6.724 comerciantes aptos...

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo...
Vilson Vieira Jrhttps://www.portaltemponovo.com.br%20
Morador da Serra, Vilson Vieira Junior é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Esporte.

Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) vai encaminhar os resultados ao DER-ES (Foto: Taty Beling/Ales)

Três pontes em Jacaraípe e uma em Nova Almeida estão sem manutenção e em estado cada vez mais precário. É o que apontam os lautos técnicos apresentados à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra) pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) na tarde da última quarta-feira (8).

Segundo o vice-presidente da Abenc, Jaime Oliveira Veiga, a situação mais grave é a da ponte sobre o rio Jacaraípe, na ES 010, de responsabilidade do DER-ES.  Ele aponta que a estrutura tem restos de formas usadas na construção, com travas oxidadas, problema que chega à estrutura principal. Também citou o abandono e a falta de manutenção de adutora. “Essa ponte é preocupante. Quando você chega por baixo dela e começa a ver vigas e apoios, vários pontos com descolamento. Com a passagem da água, o concreto começa a se dissolver e também começa a oxidação”, explicou o especialista durante a reunião. Para ele, a ponte ainda não chegou a uma situação de colapso, mas sim de ruína.

Já a situação da ponte estaiada (a de metal, próxima à praia), nos mesmo bairro, tem pontos de oxidação, corrosão excessiva ou por falta de tratamento. Há ainda desnivelamento, falta de limpeza para retirada de mato e areia, além de oxidação em bases de postes de iluminação. Sobre a chamada Ponte Velha, que fica ao lado da principal, na foz do rio Jacaraípe, apresenta desplacamento do concreto e armadura em estado avançado de corrosão. O laudo também apontou falhas de manutenção e falta de medidas preventivas para combater os efeitos do uso e da ação do tempo.

A Ponte Nova, que liga Nova Almeida e Praia Grande, precisa de manutenção na estrutura. (Foto: Divulgação/Leonardo Torres)

Outra que apresenta problemas é a ponte Flodoaldo Borges Miguel (a Ponte Nova), que liga Nova Almeida e Praia Grande. Segundo a Abenc, a estrutura sofre com corrosão em toda a extensão e na adutora afixada abaixo da ponte, além de perda de concreto, falta de manutenção e pintura, rachaduras e armaduras expostas. O engenheiro que apresentou os laudos criticou a ausência de manutenção, o que, segundo ele, pode deixar as intervenções mais caras.

O deputado estadual Alexandre Xambinho e membro da Coinfra, de quem partiu o pedido de vistorias nas pontes da Serra, disse que o estado da ponte principal de Jacaraípe é o mais preocupante. “Está muito deteriorada e ainda recebe um intenso fluxo de veículos; por isso, precisa de manutenção urgente. Foi a que a mais acendeu o sinal de alerta, devido ao seu avançado estado de deterioração”. A previsão é que o resultado dos laudos das pontes da Serra seja encaminhado ao DER-ES, no caso das pontes da Serra, o mais breve possível.

Outras vias que requerem cuidados imediatos são a ponte sobre o Rio Bubu, em Cariacica, e a que liga Vila Betânia, Viana, a São Francisco, Cariacica, além do Viaduto Tabajara, em Cariacica, sobre a rodovia BR-101.

Comentários

Mais notícias

‘Juro Zero’ já liberou quase R$ 5 milhões para empreendedores no ES, diz Xambinho

A Aderes, órgão responsável por fazer o cadastro dos interessados no empréstimo sem juros, já identificou 6.724 comerciantes aptos a receberem o empréstimo oferecido...

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo nas últimas semanas. Luciana pediu...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!