Polo de distribuição da Zona Franca de Manaus vai gerar 120 empregos no Espírito Santo

Compartilhe:
Comitiva capixaba está em Manaus finalizando as conversas para a implantação do pólo de distribuição da Zona Franca no Espírito Santo. Foto: Divulgação
Comitiva capixaba está em Manaus finalizando as conversas para a implantação do pólo de distribuição da Zona Franca no Espírito Santo. Foto: Divulgação

O Espírito Santo avança para a implantação de um polo de distribuição da Zona Franca de Manaus (ZFM), que ficará localizado no armazém da Terca, em Cariacica. A empresa venceu a licitação realizada pelo Governo do Amazonas, após o protocolo para a instalação do polo da ZFM em solo capixaba. 

 
Segundo estimativas da Terca, aproximadamente 120 empregos serão gerados, sendo 30 diretos e 90 indiretos com a implantação do polo no Estado. O investimento deve ser da ordem de R$ 2 milhões para que o armazém possa ser adaptado e passe a funcionar como pólo da ZFM. 
 
Uma comitiva capixaba, formada por representantes do Governo e do segmento empresarial, está em Manaus, com o objetivo de apresentar o polo de distribuição da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Espírito Santo a empresas que já operam na ZFM. 
 
O subsecretário de Estado de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga, integra a comitiva. Ele disse que o polo fortalece a cadeia de distribuição e logística capixaba. “Isso vai fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida dos capixabas”, acrescentou. 
 
Já o superintendente da Terca, Sidemar de Lima Acosta, a missão é uma importante oportunidade para atrair negócios. “Vamos apresentar as vantagens e os ganhos logísticos para os empresários amazonenses ao armazenarem seus produtos no entreposto capixaba e apresentar as nossas empresas do setor logístico”, adiantou. 
 
O polo

Com a criação do polo da Zona Franca no Estado, o Espírito Santo ganhará movimentação portuária, aérea, de serviços de armazenagem e de transporte de cargas.

Os produtos industrializados na ZFM serão remetidos ao armazém capixaba, em Cariacica, com suspensão do ICMS, para daqui serem destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou à exportação.

O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Em 2014, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos fiscais especiais da ZFM até o ano de 2073.

A ZFM compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.

Entre os principais setores produtivos da ZFM estão: eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiro/joalheiro, metalmecânico, embalagens, químico, ótico, informática e de componentes eletrônicos.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também