[secondary_title]

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

- PUBLICIDADE-
Teodorico Boa Morte
A bilbioteca terá o nome do poeta e escritor Teodorico Boa Morte e será inaugurada nesta terça-feira – dia 30, juntamente com a arquibanca. Crédito: Vitor Reis

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos equipamentos que prometem ter impacto positivo na formação cidadã dos estudantes: a Biblioteca Teodorico Boa Morte e a nova arquibancada que será instalada junto à pista de atletismo e ao campo de futebol.

O evento terá a presença de autoridades, educadores, alunos e seus familiares, e uma ampla programação que inclui cortejo da Banda de Congo da Estação Conhecimento Serra; espaço para exposição de livros de escritores capixabas; e uma tenda para divulgação do “Projeto LiteraSerra: Tecendo redes de afeto por meio da literatura”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da Serra.

Os visitantes serão recepcionados por duas casacas artesanais de 1.80m de altura, com arcos repletos de livros, produzidas pelo Mestre Domingos. Uma das obras traz esculpida a cabeça do Menino Maluquinho, em homenagem ao cartunista Ziraldo.

A programação literária inclui o lançamento de um livro de poemas da educanda Rhayssa Karen Salomão Santos, de 13 anos, intitulado “O Terror de uma Angústia – Memórias e Pensamentos”.

Teodorico Boa Morte
Teodorico Boa Morte faleceu no dia 3 de janeiro deste ano. Crédito: Edson Reis

Conceito contemporâneo

Com projeto elaborado pelo Instituto de Leitura Quindim (RS) e investimento da Fundação Vale, a Biblioteca da Estação Conhecimento Serra oferece um conceito contemporâneo de sala de leitura, em que os educandos e visitantes irão vivenciar a magia dos livros diante de um espaço lúdico, dinâmico e que dialoga com as tradições culturais do seu território.

Em homenagem a um ícone da cultura da Serra, a Biblioteca recebe o nome de Teodorico Boa Morte (1950-2024), escritor e poeta que deixou contribuição imortal para o município por meio de seus livros, poemas, composições e do seu trabalho pela memória cultural da cidade. O projeto arquitetônico e artístico contempla a ancestralidade e a cultura da Serra em diálogo com a contemporaneidade, por meio do grafismo indígena, da música, da dança, do conhecimento, do trabalho, da culinária, da fé e da diversidade de comunidades que compõem a Serra e o Espírito Santo.

Os alunos participaram ativamente da construção por meio de oficinas baseadas em três pilares da cultura local: o congo, a pesca e a cultura indígena.

+ Vitória não tem para onde crescer e depende da Serra para isso, diz Vidigal – e tem mais…

Para o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, a nova sala de leitura da Estação Conhecimento Serra representa a concretização de um sonho. “Acreditamos que espaços planejados, aconchegantes, com identidade do território e um acervo de literatura de qualidade são fundamentais para formar leitores, apreciadores da arte e cidadãos autônomos”, afirma Volnei, que é escritor, ex-diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura.

Ele conta que o espaço foi pensado juntamente com toda a equipe da Estação Conhecimento Serra e com a arquiteta Jéssica De Carli, do Instituto Samba, que mergulhou com o grupo nas belezas e histórias do Espírito Santo. “Este é um lugar único que traz o canto do trabalho dos pescadores, o congo, as origens indígenas locais, em diálogo com livros que contam histórias do mundo. Quando o território é valorizado, o único se torna universal!”, comemora Volnei.

Grafismos

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, observa que o projeto foi desenvolvido de forma que os educandos e visitantes assimilassem os significados da cultura da Serra. Nesse sentido, foi fundamental a participação da comunidade, de mestres da cultura popular e das crianças e adolescentes.

Quem entrar na biblioteca vai se encantar com a riqueza e diversidades de elementos regionais, como a rede tecida pelo pescador serrano Luiz Carlos Batista, as peças artesanais de congo feitas por Mestre Domingos e os grafismos de origem indígena, pintados nas paredes pelos educandos, fruto da oficina de arte ministrada pelo Coletivo de Indígenas Urbanos Retomada Puri Xamum Orun.

“Os educandos foram envolvidos na construção da biblioteca, e isso gerou muito aprendizado para eles e também a sensação de pertencimento”, comenta Ana Angélica.

Teodorico Boa Morte

Arquibancada

Por sua vez, a arquibancada da Estação Conhecimento Serra representa uma conquista para a instituição, para seus educandos e suas famílias, e foi viabilizada pelo patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com 400 lugares, o equipamento possui vestiários, banheiros, academia, sala de fisioterapia e depósito para materiais esportivos.

A inauguração do equipamento vai contar com um jogo amistoso de futebol entre o time da Estação Conhecimento Serra e a Escolinha de Futebol EFPE, na categoria Sub-15. “A entrega da arquibancada vai proporcionar conforto e segurança aos familiares e visitantes que acompanham as atividades educativas, festivais e competições de atletismo e futebol na Estação Conhecimento Serra, além de oferecer estrutura adequada para o desenvolvimento dos nossos educandos na área esportiva”, destaca a diretora Ana Angélica Motta.

Serviço:

Data: 30 de abril (terça-feira)

Horário: 15h

Local: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, s/n – Cidade Continental-Setor Europa, Serra – ES, 29.163-512

Telefone: (27) 3298-7100

E-mail: contato@estacaoconhecimentodeserra.org

Entrada: gratuita

Patrocínio: Vale e Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Ministério do Esporte/Governo Federal)

Apoio: Fundação Vale e Prefeitura Municipal da Serra

...

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores na manhã desta sexta-feira...

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para uma jornada teatral com...

Dupla Erick & Warley é a primeira atração da Sertaneja da Wild West na Serra

A programação da Cervejaria Wild West, em São Diogo, na Serra, vai ser diferente nesta sexta-feira (17). A casa promove pela primeira vez a...

Música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras neste final de semana

Neste final de semana, tem Feirinha Gastroartes, na sexta e no sábado na pracinha de Colina de Laranjeiras. Na sexta-feira (17), o som fica por...

Grandes finais marcam a 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis no Boulevard Lagoa

Aconteceram neste último sábado (11) as finais da 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis. O torneio, dividido em classes, aconteceu nas quadras de...

”Quem não abraçar a transformação ou está alienado ou vai sofrer”, diz especialista em IA

Uma imersão profunda sobre inteligência artificial. Assim foi a terceira edição conecta.ceo, evento realizado pelo Base27 - maior Hub de Inovação do Estado. O...

Mais de 7 mil ocorrências atendidas pela guarda na Serra em 2024

Somente neste ano, até o mês de abril, a Guarda Civil Municipal da Serra já atuou em 7.572 ocorrências e realizou 6.681 ações preventivas....

Suspeito de furto a chefatura da Polícia Civil é preso na Serra

Um homem de 23 anos suspeito de furtar armas da Delegacia Especializada em Fiscalização de Armas, Munições e Explosivos (Defaem) em Vitória, foi preso...