O Vírus do Momento

Compartilhe:

Um nova modalidade de vírus tem provocado uma grande aflição no mundo digital. Segundo a renomada empresa de Tecnologia da Informação(TI), a GFI Software, a ação de um vírus de nome ‘ramsonware‘, pertencente à categoria dos Crypto Lockers, vem causando grande prejuízo no mundo corporativo e doméstico.

O vírus se espalha por meio de anexos de e-mails, com extensões JPG, PDF, DOC e PPT, enviados em nome de remetentes conhecidos pela vítima, como órgãos públicos, organismos policiais, instituições bancárias ou de ensino. Ao infectar a máquina, o malware faz com que todos os arquivos do seu PC fiquem inacessíveis e exige o pagamento de um valor que será redirecionado diretamente para a conta bancária do cibercriminoso. De acordo com a GFI, esse resgate parte do valor de US$ 1.000,00 podendo chegar a valores muito maiores, dependendo do valor que a informação armazenada no computador tem para a vítima.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Há duas principais medidas que devem ser tomadas para não ser mais uma vítima desses crypto lockersé: realizar periodicamente cópias de segurança (Backup) de suas informações armazenadas no PC. A outra medida é ter muita cautela ao abrir e-mails e não clicar em links dentro de e-mails suspeitos.

Vale ressaltar que a criptografia do crypto locker é altamente sofisticada e sendo alvo dessa praga virtual será praticamente impossível recuperar suas informações. Sendo assim, não economize tempo e dinheiro deixando de fazer backups, pois nos tempos atuais não fazer backup é suicídio virtual e pode colocar em risco seus projetos e negócios.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também