O Golpe do Boleto Bancário

Compartilhe:

Um novo golpe que anda dando muita dor de cabeça na Internet é o golpe do boleto adulterado, no qual os cibercriminosos, com utilização de códigos maliciosos, modificam os dados do beneficiado/cedente do boleto de uma forma que a quantia transferida vai parar em uma conta bancária utilizada para receber o dinheiro das fraudes.

O que tem chamado a atenção das autoridades é que alguns cibercriminosos com conhecimento de como disseminar os vírus já estão oferecendo o “kit boleto” (malware + painel) no Facebook por cerca de R$ 500,00. Segundo a Kaspersky, o Brasil passa por “uma verdadeira avalanche desses trojans”, todos usando a mesma técnica, e dando prejuízos de até R$ 150 mil em empresas e internautas menos atentos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“A gangue do boleto está cada vez mais atrevida. Atualmente, eles até compram links patrocinados no Google e em outros buscadores para divulgar sites falsos que supostamente emitem segunda via ou recalculam boletos”, alerta Fabio Assolini, analista de vírus da Kaspersky Lab para o Brasil.

Para evitar ser vítima desses criminosos virtuais seguem algumas dicas: I- Mantenha o sistema operacional, o navegador e o software antivírus atualizados, II- Evite clicar em links dentro de e-mails suspeitos; III- Sempre que for gerado um boleto bancário pela Internet procure comparar os campos que identificam o banco, a agência e o número da conta com boletos anteriores; IV- Se ainda persistir a dúvida entre em contato com a empresa beneficiada pela transação bancária e consulte sobre a veracidade dos dados impressos no boleto.

Outra informação importante é que só os campos numéricos são modificados, os demais dados ficam mantidos para passar credibilidade no boleto falso. Todavia, não é difícil verificar a fraude quando comparado com boletos anteriores.

Tome cuidado redobrado ao imprimir boletos bancários de websites, pois ainda que os criminosos sejam presos pela polícia, a chance de ter o seu dinheiro de volta é muito remota.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também