Município instala sinal sonoro para cegos em 28 semáforos

Compartilhe:
As novas botoeiras foram instaladas em quatro pontos da Grande Laranjeiras. Foto: Divulgação
As novas botoeiras foram instaladas em quatro pontos da Grande Laranjeiras. Foto: Divulgação

Vinte e oito novas botoeiras sonoras foram instaladas nos semáforos em alguns dos pontos mais movimentados da Serra, atendendo a pedidos de moradores, comerciantes e representantes do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência. Os equipamentos já estão funcionando e ajudam a humanizar o trânsito.

As novas botoeiras foram instaladas em quatro pontos da Grande Laranjeiras: na avenida Central com a avenida Norte-Sul, no cruzamento da Norte-Sul com a Eudes Scherrer (em frente à antiga Casa & Vídeo), na Eudes Scherrer em frente ao Metropolitano e na rua 1 A com a rua Holdersim, em frente à Clínica do Rim.

Além destes locais, serão instaladas botoeiras sonoras no cruzamento da Eudes Scherrer com a Norte Sul em frente ao Cartório do 1º Ofício – 2ª Zona e no cruzamento da Norte-Sul com a avenida BNH.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bahia, estes equipamentos estão formando uma rota acessível na região de Laranjeiras até o terminal, permitindo que o trânsito seja usado por todos, de uma forma humanizada.

O Departamento de Trânsito da Sedur esclarece que as botoeiras são destinadas a pessoas com deficiência, que usam o equipamento para se orientar no trânsito e não servem para agilizar a abertura dos sinais semafóricos. Portanto, não devem ser usados para outros fins.

A instalação de botoeiras sonoras nos semáforos atende a critérios de acessibilidade no trânsito e pode ser solicitada por pessoas interessadas, que devem fazer o pedido diretamente no protocolo da prefeitura. Os pedidos são encaminhados para o setor responsável, que avalia a demanda. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também