Mesmo com velocidade reduzida, Vivo deverá manter internet móvel

Compartilhe:
Umas das principais ferramentas utilizadas para vendas tem sido o WhatsApp. Foto: Divulgação
A operadora está obrigada a cumprir o contrato firmado com os consumidores. Foto: Divulgação
A operadora está obrigada a cumprir o contrato firmado com os consumidores. Foto: Divulgação

A operadora de telefonia móvel Vivo foi notificada pela 1ª Vara Cível de Vitória e está obrigada a cumprir o contrato firmado com os consumidores, mantendo a prestação do serviço de internet móvel com velocidade reduzida aos seus usuários, após o término dos créditos/franquia inicialmente contratados.

A decisão, que é válida para todo o País, é resultado da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual do Espírito Santo, por meio da 35ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A diretora-presidente do Procon Estadual, Denize Izaita, explica que de acordo com a decisão, a Vivo deverá encaminhar para a 1ª Vara Cível de Vitória, em CD, a listagem completa com os dados cadastrais de todos os consumidores com contrato de prestação de serviços de conexão de dados, em vigor por qualquer período, a partir do mês de novembro de 2014. A pena de multa diária em caso de descumprimento é de R$ 50 mil.

Caso a operadora esteja descumprimento a decisão, os consumidores poderão denunciar ao Ministério Público Estadual, por meio da plataforma virtual Consumidor Vencedor.

Vivo é multada pelo Procon-ES

Em maio deste ano, o Procon-ES já havia multado a operadora de telefonia móvel Vivo em mais de R$ 8 milhões, além da imposição de contrapropaganda, por prática de descumprimento à oferta, alteração unilateral do contrato e publicidade enganosa em razão da interrupção do serviço de conexão de dados com o fim da franquia contratada, em substituição à habitual prática de redução da velocidade. Um processo administrativo foi instaurado, após o recebimento de queixas de consumidores, já que no momento da contratação houve a promessa de conexão ilimitada.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também