Mesmo com retorno gradual da PM, Força Tarefa segue no ES

Compartilhe:
Homens das Forças Armadas no Terminal de Laranjeiras: cena do cotidiano da cidade nesses dias de crise. Foto: Fábio Barcelos
Homens das Forças Armadas no Terminal de Laranjeiras: cena do cotidiano da cidade nesses dias de crise. Foto: Fábio Barcelos

A paralisação dos policiais militares (PM’s), devido ao fechamento dos batalhões por familiares e amigos, está perdendo força. Mas a Força Tarefa Capixaba, composta pelas Forças Armadas e Força Nacional de Segurança seguirão no ES até o próximo dia 08 de março, a princípio. 

Na noite de ontem (23), a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) informou que 36 viaturas foram retiradas de batalhões que estavam bloqueados: seis do Regimento de Polícia Montada (RPMont), 17 do Batalhão de Missões Especiais (BME), em Vitória, e 13 viaturas da 11ª Companhia Independente, em Viana. Esta última é a primeira cidade da Grande Vitória a retornar com 100% do efetivo.

Também foi divulgada nova determinação da Justiça estadual para serem desbloqueadas as portas dos quartéis de imediato, com multa de R$10 mil por dia para cada pessoa.

E na manhã do mesmo dia, o comandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Alexandre Ramalho, deu entrevista coletiva informando que cerca de 6,5 mil dos 9,5 mil policiais militares já havia voltado ao trabalho.

A Sesp informou também na quinta-feira, que em 23 cidades o policiamento era de 100% do efetivo, pois a paralisação havia acabado, e nas demais 55, havia retorno parcial.

A secretaria já havia adiantado que 2.580 PM’s irão responder a Inquérito Policial Militar (IPM), 235 a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e 36 ao Conselho de Disciplina (CD).

Mas o coronel Alexandre Ramalho, afirmou que o retorno voluntário dos policiais militares ao trabalho “vai servir de atenuante” aos processos disciplinares instaurados, o que pode indicar uma disposição do governo em recuar de punições mais duras para uma maior quantidade de PM’s, como a expulsão da corporação.

Na última quarta (22), um boletim geral da Polícia Militar divulgou uma lista com a transferência de 55 PM’s da Grande Vitória para o interior.

A redação entrou em contato com a Sesp para saber sobre a presença de Policiais Militares nas ruas da Serra, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem às 19h de ontem (23). 

Apesar do gradual retorno dos PM’s às ruas, o comandante da Força Tarefa Conjunta Capixaba, general de brigada Adilson Carlos Katibe disse que as Forças Aramadas e a Força Nacional vão permanecer no estado pelo menos até o próximo dia oito de março, em especial na Grande Vitória.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também