[secondary_title]

Lipedema: mitos e verdades da doença confundida com obesidade

- PUBLICIDADE-
Lipedema
Devido ao excesso de gordura, o lipedema é bastante confundida com obesidade, o que acaba dificultando o diagnóstico, retardando o início do tratamento e aumentando o risco da doença atingir estágios mais avançados. Crédito: Freepik

Caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura em algumas partes do corpo, como pernas, quadris, coxas e braços, o lipedema é uma doença crônica que afeta principalmente as mulheres.

Devido ao excesso de gordura, a condição é bastante confundida com obesidade, o que acaba dificultando o diagnóstico, retardando o início do tratamento e aumentando o risco da doença atingir estágios mais avançados.

A cirurgiã plástica Patricia Lyra, do Instituto Lipedema, esclarece: “No caso do lipedema, a gordura é inflamatória e localizada, diferente da obesidade, quando o sobrepeso se estende por todo o corpo. Geralmente, as pacientes relatam que se sentem com dois corpos, um da cintura para cima e outro nas partes inferiores”.

Segundo a médica endocrinologista Lusanere Cruz, que atua no tratamento de lipedema, o que difere a doença da obesidade são os sintomas e também o acúmulo desproporcional e simétrico em áreas específicas, como quadril, pernas e braços, poupando o tronco.

“A gordura acumulada em pacientes com lipedema provoca dores, sensibilidade, inchaços, exaustão e hematomas no corpo. Por isso, é muito importante estar atenta aos sinais do corpo, e se a mulher apresentar esses sintomas, é preciso buscar ajuda médica especializada para que seja feita uma investigação. E quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados e menores os riscos da doença atingir níveis mais graves”.

Por se tratar de uma doença crônica, a gordura acumulada causada pelo lipedema não é eliminada apenas com exercícios e dieta.

“É necessário um tratamento conservador e multidisciplinar com endocrinologista, angiologista, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico. E, em alguns casos, com cirurgião plástico, quando há indicação de cirurgia para a retirada da gordura doente”, esclareceu a médica cirurgiã Patricia Lyra.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o lipedema

Cirurgia é a única opção de tratamento

Mito. O tratamento inclui terapia de compressão, drenagem linfática, exercícios, medicações, acompanhamento nutricional e, em alguns casos, cirurgia.

Lipedema não tem cura

Verdade. O problema tem tratamento, que evita a piora da doença, traz mais qualidade de vida para a paciente, ameniza e controla os sintomas e ajuda a diminuir o volume das pernas.

A doença afeta só pessoas obesas

Mito. O lipedema também pode afetar pessoas com peso ideal e até abaixo do ideal. O acúmulo de gordura na região afetada é que, muitas vezes, é confundido com obesidade.

A cirurgia é uma solução eficaz.

Verdade. A intervenção cirúrgica ajuda a interromper a progressão da doença e melhora a qualidade de vida, aliviando os sintomas e melhorando a aparência dos membros afetados.

Tratamento estético ajuda a eliminar a gordura do lipedema.

Mito. Tratamento estético não ajuda e muitos ainda podem agravar a doença. Portanto, a realização de procedimentos para fins estéticos em pacientes com lipedema é limitada e com indicações precisas.

Alimentação interfere no tratamento da doença.

Verdade. Um dos pilares do tratamento conservador do lipedema é  uma dieta saudável.

...

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira do mês será regado...

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória. A programação da Expo Tatto...

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado localizado na BR 101,...

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas funcionam em horário especial. Para...

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de cobras nas áreas comuns...

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um novo concurso público com...

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por terem espinhos em sua...

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos equipamentos que prometem ter...
Anúncio
close-link