Jacaraípe se mobiliza para resgatar turismo fazendo eventos culturais

0
Jacaraípe se mobiliza para resgatar  turismo fazendo eventos culturais
Grupo de lideranças e empresários de Jacaraípe se reuniu na última segunda (10). Foto: Divulgação

Recuperar a imagem de Jacaraípe e colocar o balneário novamente no mapa do turismo nacional, aquecendo negócios, gerando emprego e renda para os locais. São os objetivos do Projeto Uma Nova Jacaraípe, idealizado pelo comerciante José Fernando Pereira e que tem recebido adesão de lideranças, artistas e outros empreendedores locais.

Para isso, o projeto prevê a realização de eventos mensais com atividades culturais, educacionais e esportivas. “Nosso planejamento é ocupar espaços com potencial turístico, como a orla com seus 3,5 km de extensão, a praça Encontro das Águas, a lagoa Juara e a Vila das Artes”, explica José Fernando, que na última segunda-feira (10) reuniu lideranças locais para apresentar as propostas.

“Jacaraípe sofre com o conceito de marginalização. Não somos o lugar mais violento da Grande Vitória, mas carregamos injustamente esse estigma. Uma das frentes do projeto é desconstruir essa imagem. Manguinhos, por exemplo, enfrenta problemas com a violência, mas trabalha muito bem o conceito de vila gastronômica e cultural, tanto junto aos moradores locais quanto com a mídia. Vamos fazer algo semelhante”, revela José Pereira.

O comerciante explicou, ainda, que o projeto não tem viés político-partidário, mas sim que dialoga com todas as lideranças interessadas. “Temos adesão da Polícia Militar, associações de moradores, empresas e dos artistas locais”, enumera.

Um dos apoiadores é Michael de Souza, proprietário da escola de música Instituto Souza e Muzir, que tem unidades em Jacaraípe e Laranjeiras. “Uma das propostas é valorizar a produção artística local. O primeiro evento está marcado para o próximo dia 6 de julho na Praia do Barrote. Os comerciantes fizeram vaquinha para alugar som, conseguimos palco com Steffen Centro de Eventos e três bandas com raízes no bairro para se apresentar no dia: 80 a +, Banda Rapel e Luiz Massa”, detalha.

Também no mesmo dia, acrescenta Michael, haverá oficina e apresentação promovida por uma escola de dança local, roda de capoeira, oficina de desenho e passeio ciclístico pelas ruas do balneário. O evento começa às 17h e vai até às 22h. A entrada é franca.

Comentários