Hora de decidir quem manda na Câmara da Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 30 de dezembro de 2016 às 8:56

Hora de decidir quem manda na Câmara da Serra


O prefeito entre os nomes cotados da oposição (à esq) e os da situação (à dir): Audifax tenta emplacar um aliado. Foto: Fabío Barcelos / Joatan Alves

Conceição Nascimento / Yuri Scardini

Neste domingo (01) chega ao fim o impasse que envolve o comando da Câmara da Serra. A disputa, que vem esquentando os bastidores políticos desde o fim do segundo turno das eleições municipais, põe em lados contrários vereadores de oposição, chamados de “grupo dos 12”, que têm a maioria, e do outro lado, vereadores ligados ao prefeito Audifax Barcelos (Rede), o “grupo dos 11”.

Informações vindas dos núcleos dos dois grupos dão conta que o prefeito, por meio de intermediários, intensificou o assédio aos vereadores membros do grupo dos 12, na tentativa de migrar ao menos um deles e eleger os aliados à frente da Câmara. Porém, dada a surpreendente articulação entre os vereadores de oposição, a conversa que circula nos bastidores é a de que, caso Audifax não tenha sucesso em trazer um parlamentar do grupo dos 12, o prefeito estaria disposto a negociar um vereador de oposição que seria mais aberto ao diálogo com o Executivo para assumir a cadeira de presidente.

Com isso a composição da Mesa Diretora se encaminha para ficar nas mãos dos vereadores do grupo dos 12. Em relação aos nomes que devem disputar a Mesa pelo grupo, ainda há indecisões. Os quatro vereadores reeleitos que compõem o grupo estão cotados, são eles: a atual presidente da Casa, Neidia Maura (PSD); Basílio da Saúde (Pros); Nacib Haddad (PDT) e Aécio Leite (PT).

O vereador Nacib conversou com a reportagem na tarde desta quinta-feira (29) “Não somos chapa de oposição. Gostaríamos de ajudar o prefeito a governar o município da Serra e, ao mesmo tempo ser um poder independente, fortalecer o Poder Legislativo. Estamos discutindo a montagem da nossa chapa, se quiserem (grupo dos 11) podem votar na nossa chapa. Vamos respeitar a decisão da maioria”, resumiu.

O grupo dos 12 se formou visando construir uma chapa para disputar a Mesa Diretora da Câmara, e as articulações foram marcadas por intensas conversas, inclusive eventualmente se retirando em um sítio na região montanhosa do ES. Durante esse tempo, vários interlocutores de Audifax tentaram trazer vereadores do grupo dos 12 para as “asas” do prefeito, mas até então, sem sucesso.

No grupo do prefeito Audifax, estão cotados para disputar a presidência: Luiz Carlos Moreira (PMDB); Guto Lorenzoni (PP); Miguel da Policlínica (PTC); Rodrigo Caldeira e Alexandre Xambinho (ambos Rede).

Guto Lorenzoni prega a união entre os vereadores. “Estamos unidos, apesar de ter formatado uma quantidade de vereadores, mas o grupo é de 23 e temos certeza da sensibilidade de todos para fazer uma composição que vai unir a Câmara”. Mesmo sabendo que existem dois grupos bem fortalecidos. Cabe a nós a formatação da chapa vencedora. Tenho certeza de que a união dos 23 será benéfica para o município, que carece de união de forças políticas, uma vez que atravessa, como todo o país, uma grande crise, disse.

A solenidade de posse dos vereadores, do prefeito e vice, começará às 16h do domingo, e a eleição da Mesa deverá ocorrer logo após, com o registro das chapas e a votação nominal pelos vereadores.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por