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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Hartung e Pezão se unem para viabilizar ferrovia entre o Espírito Santo e Rio de Janeiro

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Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, (ambos PMDB) se reuniram nesta terça-feira (8), em Porto de Açu, localizado em São João da Barra, Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma ligação ferroviária entre os dois estados. Também participaram do encontro empresários e representantes dos portos de Açu e Central (projeto que será construído em Presidente Kennedy, Região Sul do Espírito Santo).

O grupo assinou uma carta, que foi endereçada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), em que solicitam prioridade na construção da ligação ferroviária entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O documento solicita também que seja considerado o uso de recursos de prorrogações das concessões ferroviárias.

Paulo Hartung anunciou ainda que, na próxima terça-feira (14), em Brasília, os governadores serão recebidos pelo presidente da República, Michel Temer, para aprofundar os debates sobre o pleito dos capixabas e cariocas.

O governador Paulo Hartung ressaltou que para pensar no futuro do país é necessário ter avanços estruturantes em áreas prioritárias como educação e infraestrutura. “Ninguém fica de pé se não conseguir evoluir na modernização de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e transmissão de dados. Temos que avançar na solução desses problemas. Hoje, o Congresso mudou a lei de concessões e isso abriu uma janela de oportunidades. Acredito que Espírito Santo e Rio de Janeiro atuando juntos podem fazer desta oportunidade uma ação real. Venho propor darmos o primeiro passo. Não podemos perder os recursos da renovação das concessões”, alertou.

Logística

A ferrovia entre Rio de Janeiro e Espírito Santo interligará os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa – com destaque para o Porto do Açu e para o Porto Central –, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.    

 

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