Serra, 22 de junho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 20 de dezembro de 2016 às 15:32

Governo divulga valores do IPVA 2017


A alíquota para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. Foto: Divulgação Governo do Estado

A tabela com os valores de mercado dos veículos para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2017 foi publicada, na sexta-feira (16), na Imprensa Oficial do Espírito Santo (Dio), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Considerando a variação dos preços de mercado dos veículos entre 2015 e 2016, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado, a variação média dos preços de referência do IPVA foi de -4,1%, comparada ao ano de 2015.

A frota do Espírito Santo é constituída de 1,8 milhão de veículos e o imposto é calculado sobre valor de mercado dos veículos usados de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A alíquota para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus, é de 1%. Os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o país. Para a apuração do IPVA, é usado como base o valor do veículo, segundo o ano de sua fabricação, considerando a respectiva alíquota.

É importante que os contribuintes mantenham atualizado o endereço para recebimento de correspondências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já que o boleto do IPVA será enviado para o destino que consta no cadastro do órgão.

O pagamento pode ser feito nas agências do Banestes (e no Banesfácil), Banco do Brasil (e no Banco Postal), Bradesco, Bancoob/Sicoob, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

A partir de 2017, o IPVA para veículos leves poderá ser parcelado em até quatro vezes, de acordo com a Lei n° 10.570/2016, do deputado estadual serrano, Bruno Lamas (PSB).

Em caso de perda ou não recebimento do documento de arrecadação, o contribuinte deve retirar a segunda via no site do Detran|ES, no site da Sefaz, nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou nas Agências da Receita Estadual.

A lista completa está na edição desta sexta-feira (16) na Imprensa Oficial do Estado e no site da Sefaz, no link.




O que você acha ?

Você está animado para a Copa do Mundo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por