Serra, 23 de Abril de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 6 de Março de 2018 às 21:32

Givaldo Vieira deve buscar a reeleição no PCdoB

Petista buscará abrigo no partido que tem ideologia de esquerda, mas oferece condições para a reeleição


Foto: Divulgação

Tendo como pano de fundo as eleições de 2018, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) deve anunciar nas próximas semanas a sua mudança para outra legenda. E a questão não seria ideológica apenas.

Ele deve buscar a reeleição em outubro, mas está vendo suas chances de vitória diminuírem diante do cenário que se configura no partido, com as candidaturas de Coser e Helder Salomão ganhando musculatura.

Oficialmente, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT poderá justificar no mercado político como uma das principais razões para a troca de legenda. Ocorrido em 2017, o PED acirrou a disputa interna pelo controle do partido e, na ocasião, uma decisão da direção nacional do partido, questionada por militantes ligados a Givaldo, resultou na vitória de João Coser, seu adversário na disputa. 

Com a janela aberta pelo Calendário Eleitoral para troca de legenda, o petista deve anunciar nos próximos dias para  qual partido deve migrar. As especulações são de que o petista poderia ir para o PSB ou PCdoB. Entretanto, no PSB Givaldo pode enfrentar situação semelhante à que se encontra. No ninho socialista ele teria que disputar com outro gigante, Paulo Foletto. O PSB deve alcançar apenas uma cadeiras de deputado federal. 

Já no PCdoB, além de ter mais facilidade para eleição, uma vez que a legenda deve se unir a outros partidos menores na corrida eleitoral, ele também deve assumir o controle do partido. Esta seria uma das condições para que a filiação seja confirmada. 

Por meio de sua assessoria, o deputado informou que “está ouvindo propostas, como do PCdoB, do PSB, fazendo conversas; ouvindo a Direção Nacional do PT. Não tem confirmação”.

Mas petistas ligados ao deputado garantem que ele estaria de malas prontas para outro partido, que deve ser acompanhado por outros, como o ex-vereador Sebastião Sabino e Nego da Pesca. Petistas históricos como Lourência Riani, Cida Campos e Cleber Lanes devem permanecer no PT.

 




O que você acha ?

Você vai votar em algum político que está envolvido na Operação Lava Jato?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por