Gestação: comer bem é importante para a mãe e para o bebê | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 26 de março de 2019 às 11:33

Gestação: comer bem é importante para a mãe e para o bebê


Uma das dicas da nutricionista é a ingestão de fibras como auxiliadoras do funcionamento do intestino, aumento da saciedade e controle de peso. Foto: Foto: Pixabay

Uma gestação saudável está diretamente relacionada ao que se come durante essa fase. A nutricionista materno-infantil do Programa Viver Unimed Brunela Faccini explica que uma alimentação adequada durante a gravidez contribui para um maior controle sobre a pressão arterial e o ganho de peso e até para evitar complicações como diabetes gestacional, eclampsia, entre outras.

Além disso, escolher bem o cardápio interfere diretamente na saúde do bebê. “Hoje sabemos que já na gestação inicia-se a fase mais importante da criança, que chamamos de período Ouro, conhecido como os ‘Primeiros 1000 Dias’. Essa etapa compreende os 270 dias da gestação, os 365 dias no primeiro ano de vida e os 365 dias do segundo ano de vida”, pontua a especialista.

E esse impacto na saúde do bebê não é apenas a curto prazo. Há uma influência profunda no desenvolvimento geral de seu filho. “Aquela história de que durante a gestação devemos comer por dois é mito”, alerta Brunela.

A nutricionista afirma que a alimentação da gestante deve ser sempre a mais variada e simples possível. “O lema principal é desembale menos e descasque mais”.

  •  Confira algumas dicas da nutricionista:

– Os carboidratos apresentam um papel importante na gestação. Eles são fontes de energia e devem ser ingeridos em pequenas porções ao longo do dia. Cereais integrais, tubérculos, entre outros, são a melhor opção. Evite os carboidratos simples, como farinha de trigo e arroz brancos.

– Os alimentos industrializados em sua grande maioria são fontes de carboidratos simples, ricos em açúcar (como sacarose e maltodextrina) e devem ter seu consumo bastante reduzido.

– As gorduras também possuem papel importante no desenvolvimento saudável. Opte por castanhas em geral, coco, abacate, azeite. Evite as gorduras trans encontradas em alimentos industrializados (biscoitos, torradas industrializadas, margarinas, temperos prontos, etc).

– As fibras são essenciais para uma gestação saudável. Auxiliam no funcionamento do intestino, aumento da saciedade e controle de peso.

– As vitaminas e minerais regulam todas as funções do organismo. Sem eles, “a máquina” para. Estão nas frutas, verduras, hortaliças, carne, ovo, peixe. Para ingerir a quantidade adequada, é importante ter em sua alimentação uma grande oferta de frutas, verduras, cereais, leguminosas e variar sempre.

– Ferro: sua demanda é muito grande durante a gestação. Suas principais fontes são carne vermelha, folhas verdes escuras e leguminosas. Associar fontes de alimentos ricos em ferro com alimentos fontes de vitamina C auxilia na absorção.

– Água: é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A gestante deve sempre estar bem hidratada. No mínimo, 2 litros de água por dia. Fuja de garrafinhas de plástico e armazene o líquido que consome em garrafa de vidro.

– Vitamina D: está envolvida na regulação de mais de 2.700 genes diferentes. Para manter seus níveis ótimos, é necessário ter uma alimentação equilibrada e saudável e que a gestante reserve um tempinho para ficar no sol diariamente (sem exageros).

– Ômega 3: é essencial para a formação e expansão do cérebro e desenvolvimento da visão e das atividades cerebrais, cognitivas e mentais. Fontes: peixes de água fria, óleo de linhaça, entre outros alimentos. Desde 2014, é recomendada pela Associação Brasileira de Nutrologia, além da dieta equilibrada, a suplementação desse nutriente para as gestantes. Veja sua necessidade com o profissional que lhe acompanha.




O que você acha ?

Você é a favor da Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por