Fumacê contra pernilongos em Jacaraípe na noite desta sexta

0
Costa Bela, Praia de Capuba e São Francisco são alguns dos bairros que vão receber a visita do fumacê. Foto: Divulgação
Costa Bela, Praia de Capuba e São Francisco são alguns dos bairros que vão receber a visita do fumacê. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (19), o carro fumacê vai percorrer a região de Jacaraípe intensificando as ações para combate ao mosquito Culex, conhecido popularmente como pernilongo. Alguns dos bairros que receberão o carro fumacê esta noite são Costa Bela, Praia de Capuba e São Francisco.

As ações são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, que acontece sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação. Os horários de atuação do veiculo fumacê são pela manhã, das 4 às 7 horas, e no início da noite, de 17 às 20h30.

Focos de dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores, carro fumacê e coleta de lixo regular. A população pode ajudar através de ações simples como, por exemplo: não deixando água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não jogando o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Também faz parte das ações de combate o bloqueio de transmissão dos casos de dengue. A estratégia se dá por visita dos agentes de combate à endemias as residências das pessoas notificadas com a doença. São realizadas ações como pulverização a pé no raio de 150 metros das residências com pessoas que foram notificadas com a doença.

Disque-Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, de locais com focos do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à endemias visitam o local.

Comentários