
Às vésperas de mais um ENEM, alunos do 3º Ano da Escola Estadual Antônio José Peixoto Miguel conheceram a história da ex-catadora de lixo Ercília Stanciany da Silva Mozer, de 46 anos. Aprovada no vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Artes Plásticas, em 2012, ela compartilhou com os jovens da escola onde estudou um pouco de sua luta até realizar o sonho de ingressar numa universidade pública.
“Foi muito boa a experiência, pois me vi do outro lado novamente, como aluna. A palestra foi uma troca muito grande. Eu não ensino nada a ninguém, apenas relato aquilo do que eu já passei na vida, e muitos vieram falar comigo para saber um pouco da minha trajetória”, contou, orgulhosa, a agora artista plástica Ercília.
Isso porque ela concluiu o curso este ano na UFES. Mas como a vontade de estudar é grande, hoje ela faz pós-graduação em Arteterapia. Tais conquistas, porém, vieram após uma caminhada árdua, superada com muito esforço e dedicação.
Ercília deixou Minas Gerais há 13 anos para tentar uma vida melhor em terras capixabas com os dois filhos e o marido. Sem trabalho fixo, virou catadora de material reciclável onde mora, em Nova Almeida. Ainda em Minas, teve de interromper seus estudos de forma precoce, na 4ª Série do Ensino Fundamental, por ordens do pai. Mesmo com pouca oportunidade durante a infância, ela não desistiu e voltou a estudar.
Leia também
Nos livros que ela recolhia do lixo e nas aulas do EJA (Educação para Jovens e Adultos), Ercília viu a chance de ir à luta em busca do sonho de estudar na universidade. Hoje, ela é formada em Artes Plásticas e pós-graduanda em Arteterapia.
A palestra foi uma iniciativa da EEEFM Antônio José Peixoto Miguel. Segundo o diretor da escola, Alexsandro Ferreira Nascimento, essa é uma forma de inspirar os alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio nos próximos dias 5 e 12 de novembro.