Fé leva serranos a caminharem mais de30 km em Romaria até o Convento | Portal Tempo Novo

Serra, 21 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 26 de abril de 2019 às 9:19

Fé leva serranos a caminharem mais de30 km em Romaria até o Convento

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Devotos de Nossa Senhora da Penha reunidos na paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, de onde partem para a Romaria. Foto: Fábio Barcelos

Fiéis de todo o Espírito Santo estão se preparando para a tradicional Romaria dos Homens neste sábado (27), em homenagem à padroeira dos capixabas Nossa Senhora da Penha. Da Serra, muitos romeiros irão participar da caminhada rumo ao Convento, em Vila Velha. 

Alguns devotos vão fazer uma caminhada muito mais longa. É que eles sairão da Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, para caminhar até o Convento, passando antes pela Catedral de Vitória, num trajeto de mais de 30 km. A concentração será às 13h, momento em que os romeiros participam da Missa do Envio antes de iniciarem a jornada.     

A previsão de chegada à Catedral é às 18h45 e no Convento da padroeira, às 23h. É uma jornada de cerca de nove horas. Há também romeiros que irão em veículos até a Catedral; só de lá eles partem em caminhada.

Um dos participantes é Eliandro dos Reis. Morador de Central Carapina, ele vai completar 20 anos de Romaria. “Neste ano, se Deus e Nossa Senhora da Penha permitirem, serão 20 anos completos que participo dessa linda festa. Não posso me permitir ficar de fora da Romaria dos Homens, que é a mais expressiva e sem dúvida a mais esperada de todas as romarias”, conta.

“Pelo menos duas experiências me chamam muito a atenção. A primeira é que, apesar do título ‘Romaria dos Homens’, todas as pessoas (crianças, jovens, idosos, homens e mulheres) que participam são muito bem vindas. É uma festa linda e bem democrática. A segunda, muito emocionante, tem a ver com os momentos de oração, reflexão e cantos que fazemos ao longo do percurso”, enumera Eliandro. 

De fato, há tempos que a Romaria deixou só de ser a dos homens, no sentido de gênero. Que o diga a devota Ilma Donatelli, de 57 anos, que encara as nove horas de caminhada de Laranjeiras ao Convento. “Saímos da paróquia São Francisco de Assis há 17 anos. Eu vou porque tenho fé em Nossa Senhora da Penha”, salienta.

Para ela, o esforço é motivado pela fé. “Me emociona conseguir sair daqui caminhando às 14h, encarar os 30 km de caminhada e, no outro dia, retornar para fazer a Romaria das Mães”, destaca.

A Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, com um trajeto diferente. No entanto, só em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória Dom João Batista, essa manifestação religiosa passou a ser à noite.

 




O que você acha ?

Você é a favor do corte do Governo Federal de 30% na educação?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por