Exposição fotográfica quer mostrar importância do jacaré para o meio ambiente

0
Exposição fotográfica quer mostrar importância do jacaré para o meio ambiente
A mostra acontece no Shopping Vitória, em frente ao Outback até o dia 17 de fevereiro. Foto: Leonardo Merçon

Uma exposição com fotos do trabalho ambiental realizado pelo Projeto Caiman está aberta ao público, com entrada gratuita, até 17 de fevereiro, em frente ao Restaurante Outback, no Shopping Vitória.

Intitulada “A Vida Selvagem está mais perto do que você imagina!”, a mostra revela o olhar do fotógrafo Leonardo Merçon em relação às ações desenvolvidas pelo Caiman, uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, que visa à pesquisa e conservação do Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie símbolo da Mata Atlântica.

“O objetivo é tentar despertar no público a capacidade em importar-se com outros seres vivos através das cenas que fotografo, normalmente de animais silvestres, porém, também muitas delas mostrando pessoas determinadas, que dedicam suas vidas em defesa da natureza”, comenta Merçon.

Exposição fotográfica quer mostrar importância do jacaré para o meio ambiente
O projeto Caiman visa à pesquisa e conservação do Jacaré-de-papo-amarelo, espécie símbolo da Mata Atlântica. Foto: Leonardo Merçon

Para ele, os jacarés são animais marginalizados, porém, de extrema importância para a manutenção do equilíbrio biológico dos ambientes nos quais se encontram. “A Mata Atlântica tem apenas cerca de 10% de sua área original, então, se para animais carismáticos já está difícil sobreviver, imagine para os jacarés, que as pessoas têm tanto preconceito!?”, questiona o fotógrafo.

A exposição é uma realização do Instituto Marcos Daniel, do Instituto Últimos Refúgios e do Shopping Vitória, com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Além da mostra, também estão sendo promovidas no local ações interativas com a população.

De sexta a domingo, das 15h30 às 21 horas, a equipe do Projeto Caiman esclarece dúvidas sobre a instituição e seus trabalhos de conservação dos jacarés, realizado em parceria com a ArcelorMittal Tubarão.

As ações fazem parte de uma série de atividades para toda a família, que estão sendo promovidas no Shopping Vitória e incluem um parque temático do Jurassic World, montado na Praça Central do centro de compras, com várias atrações para a criançada. Toda a renda obtida com a venda dos ingressos para o Parque (R$ 8,00 cada) será revertida para as ações de conservação da natureza, desenvolvidas pelo Instituto Marcos Daniel.

Comentários