
O Café Pedagógico, que será realizado na próxima quarta-feira (22), na Estação Conhecimento Serra, no bairro Cidade Continental, na Serra, promoverá discussões sobre temas que se conectam com a educação integral, objetivando unir educadores para refletir sobre práticas inovadoras de incentivo à leitura.
As atividades serão realizadas em dois turnos: das 9h às 11h30; e das 13h30 às 16h30. O educador poderá escolher o turno que melhor lhe atende. A entrada é gratuita. No total, são 160 vagas ao todo, sendo 80 vagas para cada turma.
Voltado para educadores do município da Serra, o evento terá palestras de dois especialistas nas áreas cultural e pedagógica: o escritor Volnei Canônica e a arquiteta e urbanista Jéssica De Carli.
+ Reggae do Maneva e rap da banda Oriente ao vivo em praia da Serra
A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link clicando aqui.
Volnei Canônica é presidente do Instituto de Leitura Quindim, ex-diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura. O escritor vai falar sobre o tema “A Escola e a formação dos leitores”.
Por sua vez, Jéssica De Carli é presidente do Instituto Samba e membro da Viva Cidade Lab e do Mosaico da Quebrada, projetos que trabalham na revitalização urbana e cultural das comunidades. O tema da palestra da arquiteta e urbanista é “Espaço de Leitura: Estratégias para dinamizar e organizar o espaço”.
Formação de leitores
Para Volnei Canônica, a instituição escola deveria ser trabalhada como espaço propício para formação de leitores. “E essa formação vai reverberar nas suas próprias casas, formando também os irmãos, os pais, porque a gente sabe que o conhecimento se estabelece por meio de uma troca entre diferentes gerações, e que gera conhecimento, informação e esse processo lúdico, criativo e de criticidade que a arte proporciona”, observa.
O escritor entende que professores e educadores têm papel fundamental na formação de uma sociedade leitora, da mesma forma que as bibliotecas devem ser vistas como espaços lúdicos e dinâmicos, voltados para o desenvolvimento da prática da leitura e da troca de experiências. “A biblioteca e as salas de leitura não são espaço de bagunça, mas também não são espaços de silêncio; são espaços de trocas. Se a gente tiver professores preparados, professores que são leitores, e que buscam dentro das temáticas que estão trabalhando ampliar o olhar crítico dos alunos, por meio da leitura e da literatura, a gente vai ter, sim, um espaço incrível e também uma escola de leitores”, vislumbra.
Múltiplas Linguagens
O Café Pedagógico integra o Programa Múltiplas Linguagens da Estação Conhecimento Serra, que tem como um dos pilares o incentivo à leitura. O programa agrega oficinas e projetos que têm como foco diversificar as formas de comunicação e leitura de mundo, possibilitando o desenvolvimento de diferentes linguagens para a diversidade e complexidade das crianças, adolescentes e jovens que atende.
De acordo com a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, a presença do escritor Volnei Canônica e da arquiteta e urbanista Jessíca De Carli, referências em suas respectivas áreas, contribui para o compartilhamento de informações e estratégias que visam à difusão da leitura e à formação cidadã dos alunos.
“O tema deste Café Pedagógico ressalta a importância da leitura e do conhecimento enquanto ferramenta de desenvolvimento humano. O encontro é um despertar para o acesso à literatura e à dinâmica das bibliotecas, tornando-as espaços mais atrativos e prazerosos”, destaca Ana Angélica.
Café Pedagógico
- Data: 22 de março
- Horário: Manhã – 9h às 11h30; Tarde: 13h30 às 16h30
- Endereço: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, S/N, Cidade Continental, Serra.
- Palestrantes: Volnei Canônica e Jéssica De Carli
- Público-alvo: Educadores e educadoras do município da Serra
- Inscrições gratuitas: clique aqui