• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 41.410 casos
  • 767 mortes
  • 40.067 curados
26 C
Serra
quarta-feira, 03 março - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 41.410 casos
  • 767 mortes
  • 40.067 curados
Curso gratuito

Estado abre 3 mil vagas para estudantes cursarem Pré-Enem gratuito

Leia também

Festival Voadora terá 12 shows autorais com destaques da música capixaba  

Cento e oitenta e seis projetos foram inscritos para o processo de seleção do Festival Voadora, cujas apresentações acontecem entre...

Detran implanta exame teórico digital na Ciretran Serra Sede e facilita vida de moradores

O município da Serra receberá mais uma Sala de Exames Teóricos digital do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito...

Vereador defende regulamentação do serviço de mototáxi na Serra

  Por meio do Projeto Indicativo de Lei 43/2021, o vereador Pablo Muribeca (Patriota) defende a regulamentação do serviço de...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O processo seletivo será aberto pelo Governo do Estado. Foto: Divulgação | Sedu

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), vai abrir processo seletivo para alunos da Rede Estadual cursarem o Pré-Enem 2021. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18), pelo governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. Serão ofertadas 3 mil vagas para estudantes do Ensino Médio, distribuídas em 50 escolas, em 42 municípios. Neste ano, o Pré-Enem contou com aumento de 50% na oferta de vagas em relação ao ano anterior.

Durante o anúncio, transmitido ao vivo pelas redes sociais, o governador lembrou da importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes: “Um bom resultado no Enem significa uma boa oportunidade de entrar na universidade que a pessoa quer. É uma grande oportunidade de se preparar sem custos. A educação é instrumento de geração de oportunidades. Ampliação dessas vagas mostra a preocupação do governo em incluir cada vez mais pessoas nas universidades”.

Casagrande também destacou os investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado na área da Educação: “Estamos desde o ano passado fazendo um trabalho de fortalecimento da infraestrutura de tecnologia nas escolas, que a pandemia tornou ainda mais necessário. Também estamos fazendo investimentos robustos na infraestrutura em muitas escolas, com construção de novas unidades, reformas, ampliação e área de esportes. O investimento é muito robusto e importante para termos as condições adequadas de ensino.”

O curso estará disponível de forma on-line, por meio do programa EscoLAR, com aulas transmitidas ao vivo de forma síncrona, permitindo a interação entre alunos e professores. Os estudantes poderão optar por assistir às aulas presencialmente na escola, ou em suas casas na modalidade on-line.

Vitor de Angelo destacou a nova metodologia de oferta. “No site do Programa Escolar terá o conteúdo do Pré-Enem, além das aulas on-line, ao vivo, que serão ministradas duas vezes por semana, podendo haver uma interação entre aluno e professor. O Enem é uma avaliação que dá acesso ao Ensino Superior, oportunizando aos jovens a possibilidade de se prepararem para o Exame. No ano passado, um terço dos estudantes que cursaram o Pré-Enem foram aprovados no Ensino Superior”, pontuou o secretário.

Inscrições

O edital que estabelece as normas e procedimentos será publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (19). O período de inscrição será realizado entre 19 e 25 de fevereiro, por meio deste link (clique aqui).

Podem se inscrever os estudantes do Ensino Médio, matriculados no Ensino Regular; no Integrado à Educação Profissional (EMI); nas 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); nos Centros e Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA/NEEJA), no ano de 2021; e os concludentes da 3ª etapa da EJA do ano de 2020.

Para a classificação do candidato serão considerados os seguintes critérios: ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ou equivalente, em escola pública; ter cursado todo o Ensino Médio, ou equivalente, em escola pública; ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e residir em região atendida pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Também será considerada a reserva de vagas que obedecerá a distribuição de 30% para pretos, pardos e indígenas (PPI), 10% para pessoas com deficiência (PcD) e 10% para concludentes da EJA Ensino Médio 2020.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Gerência de Ensino Médio, pelo telefone (27) 3636-7850 ou pelo e-mail da técnica pedagógica Larissa: [email protected].

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Saiba mais
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!